Italiano 6
0
2024-2025
01012156
Lingua Italiana
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível C1-introdução do QECRL.
Métodos de Ensino
- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.
- Uso de materiais didáticos específicos para o nível C1 do QECRL.
- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual "Affresco italiano" (cultura e competências comunicativas); 2. Manual "L'italiano" (2.ª parte: comunicação, usos, textos); 3. Material audiovisual.
- Desenvolvimento de uma reflexão aprofundada, oral ou escrita, sobre uma obra de artes plásticas ou um filme.
Resultados de Aprendizagem
- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível C1 do QECRL.
- Desenvolver uma reflexão metalinguística sobre as estruturas fundamentais da língua italiana na actualidade (comunicação, usos e textos).
- Produzir e reconhecer, nos textos orais e escritos próprios deste nível, as estruturas léxico-sintáticas e sintático-semânticas.
- Usar a língua de forma criativa e flexível, interagindo adequada e corretamente em situações previsíveis e imprevisíveis.
- Defender pontos de vista/ideias (tese), com recurso a argumentos principais e secundários; enfatizar argumentos para refutar contra-argumentos; concluir de forma coerente, reforçando a validade de uma tese; apresentar exemplos e ilustrações.
- Reconhecer as relações intrínsecas da língua com a cultura, nomeadamente através da análise de textos de crítica sobre arte e cinema e de textos literários.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: NOME: plural dos nomes compostos (“doposcuola”, “cavolfiori”, “capolavori”, etc.). ADJECTIVO: expressões fixas adjectivo de qualidade-nome (“dolce vita”, etc.); adjectivos com base modificada; adjectivos desprovidos de superlativo absoluto (“eccezionale”, etc.). PRONOME: sequências “mi/ti/vi+ci; ce+lo/la/li/le”; pronomes e adjectivos definidos de uso mais raro (“taluni”, etc.). VERBO: particípio passado e presente: usos adjectivais e nominais; usos verbais; consolidação do subjuntivo e do futuro do preterito.
2. Sintaxe: consolidação da concordância dos tempos nas frases principais e subordinadas com indicativo, subjuntivo, futuro do pretérito.
3. Tema de desenvolvimento: Artes plásticas (tema específico: Amedeo Modigliani); cinema (tema específico: Mediterraneo, de G. Salvatores).
4. Incremento da reflexão metalinguística e sociolinguística.
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
A - Manual / Tutorial book
Trifone, M.; et al. (2010). Affresco italiano. C1. Milano: Le Monnier.
B – Gramática/ Grammar
Patota, G. (2010). Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B2 – Materiais de apoio
Giovanardi, C.; De Roberto, E. (2018). L’italiano. Strutture. Comunicazione. Testi. Torino: Pearson.
Begotti, P.; et al. (2011). Quaderni di cinema italiano per stranieri (Mediterraneo). Milano: Le Monnier.
C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries
Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.
D1 - Dicionários monolingues em rede / Online monolingual dictionaries
Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml
De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/
Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).