Italiano 6

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012156
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível C1-introdução do QECRL.

Métodos de Ensino

- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.

- Uso de materiais didáticos específicos para o nível C1 do QECRL.

- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual "Affresco italiano" (cultura e competências comunicativas); 2.  Manual "L'italiano" (2.ª parte: comunicação, usos, textos); 3. Material audiovisual.

- Desenvolvimento de uma reflexão aprofundada, oral ou escrita, sobre uma obra de artes plásticas ou um filme.

Resultados de Aprendizagem

- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível C1 do QECRL.

- Desenvolver uma reflexão metalinguística sobre as estruturas fundamentais da língua italiana na actualidade (comunicação, usos e textos).

- Produzir e reconhecer, nos textos orais e escritos próprios deste nível, as estruturas léxico-sintáticas e sintático-semânticas.

- Usar a língua de forma criativa e flexível, interagindo adequada e corretamente em situações previsíveis e imprevisíveis.

- Defender pontos de vista/ideias (tese), com recurso a argumentos principais e secundários; enfatizar argumentos para refutar contra-argumentos; concluir de forma coerente, reforçando a validade de uma tese; apresentar exemplos e ilustrações.

- Reconhecer as relações intrínsecas da língua com a cultura, nomeadamente através da análise de textos de crítica sobre arte e cinema e de textos literários. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: NOME: plural dos nomes compostos (“doposcuola”, “cavolfiori”, “capolavori”, etc.). ADJECTIVO: expressões fixas adjectivo de qualidade-nome (“dolce vita”, etc.); adjectivos com base modificada; adjectivos desprovidos de superlativo absoluto (“eccezionale”, etc.). PRONOME: sequências “mi/ti/vi+ci; ce+lo/la/li/le”; pronomes e adjectivos definidos de uso mais raro (“taluni”, etc.). VERBO: particípio passado e presente: usos adjectivais e nominais; usos verbais; consolidação do subjuntivo e do futuro do preterito.

2. Sintaxe: consolidação da concordância dos tempos nas frases principais e subordinadas com indicativo, subjuntivo, futuro do pretérito.

3. Tema de desenvolvimento: Artes plásticas (tema específico: Amedeo Modigliani); cinema (tema específico: Mediterraneo, de G. Salvatores).

4. Incremento da reflexão metalinguística e sociolinguística.

Docente(s) responsável(eis)

Martina Matozzi

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

A - Manual / Tutorial book

Trifone, M.; et al. (2010). Affresco italiano. C1. Milano: Le Monnier.

 

B – Gramática/ Grammar

Patota, G. (2010).  Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.

 

B2 – Materiais de apoio

Giovanardi, C.; De Roberto, E. (2018). L’italiano. Strutture. Comunicazione. Testi. Torino: Pearson.

Begotti, P.; et al. (2011). Quaderni di cinema italiano per stranieri (Mediterraneo). Milano: Le Monnier.

 

C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries

Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.

 

D1 - Dicionários monolingues em rede  / Online monolingual dictionaries

Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml

De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/

Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).