Italiano 6
0
2018-2019
01012156
Área Científica do Menor
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Italiano 5 ou conhecimentos intermédios ao nível B2+ do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Métodos de Ensino
Com especial atenção para o italiano contemporâneo da imprensa, literatura e dos agentes culturais, os alunos usarão documentos autênticos - ponto de partida para a produção autónoma de opinião a partir da análise de conteúdos textuais. A implementação da parte consagrada aos exercícios de gramática e à sintaxe será uma etapa crucial. Não vai ser negligenciada a abundante produção multimédia em italiano. A gramática e o dicionário serão ferramentas de aprofundamento das estruturas da língua. O tema do trabalho será objeto de uma apresentação escrita e oral.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de desenvolver os conhecimento adquiridos dos alunos até um nível de proficiência próximo ao C1, conforme o descritor do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os alunos conseguirão comunicar não apenas em situações típicas do quotidiano, mas também em relacionamentos interpessoais formais, de comunicação em contexto social e intelectual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estruturas morfossintáticas. A frase complexa; revisão das noções já adquiridas referentes à coordenação e a subordinação; as orações condicionais, a hipótese possível ou irreal, em formas verbais finitas ou não finitas, as concessivas, as modais, as adversativas, as incidentais, as exclusivas , as restritivas, a nominalização; o discurso direto e discurso indireto.
2. Léxico e cultura: análise e investigações orientadas para temas de atualidade propostos por textos jornalísticos, publicados em tempo real pelos medias italianos sobre cultura, história, vida social e desporto.
3. Tema de trabalho. A língua e a ficção. Estudo das ocorrências linguísticas, idiomáticas e semânticas interagentes no romance Nuova grammatica finlandese de Diego Marani.
Docente(s) responsável(eis)
Alberto Sismondini
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
A-Gramática
Patota, G. 2010. Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B-Dicionários monolingues
Devoto, G.; Oli G. 2010. Dizionario della Lingua Italiana. Firenze: Le Monnier.
Zingarelli, N. 2010. Vocabolario della Lingua Italiana. Bologna: Zanichelli
C-Dicionários monolingues em rede
Sabatini, F.; Coletti, V. <http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml>
Gabrielli, A. http://dizionari.repubblica.it/?ref=rephpsbsx
D-Dicionários bilingues Português-Italiano
Dicionários de Italiano -Português e de Português - Italiano / Bilingual dictionaries (Portuguese/Italian)
Mea, G. 2014 (R.). Dicionário de Italiano – Português, Dicionário de Português – Italiano. Porto: Porto Editora.
E-Livro de leitura
Marani, D. 2002. Nuova Grammatica Finlandese. Milano:Bompiani.
F-Periódicos
Il Corriere della sera http://www.corriere.it
La Repubblica http://www.repubblica.it
La Stampa http://www.lastampa.it
L’Espresso <http://espresso.repubblica.it/>