Italiano 5
0
2024-2025
01012144
Área Científica do Menor
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B2 do QECRL.
Métodos de Ensino
- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.
- Uso de materiais didáticos específicos para o nível C1-introdução do QECRL.
- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual "Affresco italiano" (cultura e competências comunicativas); 2. Manual "L'italiano" (1.ª parte: norma e variação; fonologia; grafia; morfologia; léxico e sintaxe).
- Exposição de textos escritos e orais.
Resultados de Aprendizagem
- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível C1 do QECRL-introdução.
- Desenvolver uma reflexão metalinguística sobre as estruturas fundamentais da língua italiana da actualidade (norma e variação; fonologia; grafia; morfologia; léxico e sintaxe).
- Produzir e reconhecer, nos textos orais e escritos próprios deste nível, as estruturas léxico-sintáticas e sintático-semânticas.
- Usar a língua de forma criativa e flexível, interagindo adequadamente em situações previsíveis e imprevisíveis.
- Reconhecer as relações intrínsecas da língua com a cultura, nomeadamente através de formas idiomáticas relativas à caracterização de pessoas e acontecimentos/situações e da análise de textos literários.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: consolidação do uso de “ci” e “si”, do pronome relativo+formas do pronome átono (“il che”, “per cui”, etc.) e dos verbos com duplo auxiliar (“vivere”, “finire”, etc.); demonstrativos na linguagem escrita, regional ou burocrática (“codesto”, “tale”, etc.); expressões verbais com promome átono (“farcela”, “cavarsela”, etc.); uso do gerúndio presente e passado em frases implicitas.
2. Estilo: do objetivante ao subjetivo; adquisição de recursos expressivos quer de nível fónico e sintático quer de nível semântico.
3. Estruturas discursivas: estrutura dialogal (do discurso direto ao indireto livre); estruturas narrativas, descritivas, injuntivas, argumentativas, expositivas.
4.Tema de desenvolvimento: Linguística e literatura (tema específico: a "novella" e o conto na literatura italiana).
5. Incremento da reflexão metalinguística e sociolinguística.
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
A - Manual / Tutorial book
Trifone, M.; et al. (2010). Affresco italiano. C1. Milano: Le Monnier.
B – Gramática /Grammar
Patota, G. (2010). Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B1 – Materiais de apoio
Giovanardi, C.; De Roberto, E. (2018). L’italiano. Strutture. Comunicazione. Testi. Torino: Pearson.
Balboni, E.; Biguzzi, M. (2008). Letteratura italiana per stranieri. Perugia: Guerra.
C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries
Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.
D1 - Dicionários monolingues em rede / Online monolingual dictionaries
Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml
De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/
Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).