Italiano 5

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012144
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B2 do QECRL.

Métodos de Ensino

- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.

- Uso de materiais didáticos específicos para o nível C1-introdução do QECRL.

- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual "Affresco italiano" (cultura e competências comunicativas); 2.  Manual "L'italiano" (1.ª parte: norma e variação; fonologia; grafia; morfologia; léxico e sintaxe).

- Exposição de textos escritos e orais.

Resultados de Aprendizagem

- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível C1 do QECRL-introdução.

- Desenvolver uma reflexão metalinguística sobre as estruturas fundamentais da língua italiana da actualidade (norma e variação; fonologia; grafia; morfologia; léxico e sintaxe).

- Produzir e reconhecer, nos textos orais e escritos próprios deste nível, as estruturas léxico-sintáticas e sintático-semânticas.

- Usar a língua de forma criativa e flexível, interagindo adequadamente em situações previsíveis e imprevisíveis.

- Reconhecer as relações intrínsecas da língua com a cultura, nomeadamente através de formas idiomáticas relativas à caracterização de pessoas e acontecimentos/situações e da análise de textos literários.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: consolidação do uso de “ci” e “si”, do pronome relativo+formas do pronome átono (“il che”, “per cui”, etc.) e dos verbos com duplo auxiliar (“vivere”, “finire”, etc.); demonstrativos na linguagem escrita, regional ou burocrática (“codesto”, “tale”, etc.); expressões verbais com promome átono (“farcela”, “cavarsela”, etc.); uso do gerúndio presente e passado em frases implicitas.

2. Estilo: do objetivante ao subjetivo; adquisição de recursos expressivos quer de nível fónico e sintático quer de nível semântico.

3. Estruturas discursivas: estrutura dialogal (do discurso direto ao indireto livre); estruturas narrativas, descritivas, injuntivas, argumentativas, expositivas.

4.Tema de desenvolvimento: Linguística e literatura (tema específico: a "novella" e o conto na literatura italiana).

5. Incremento da reflexão metalinguística e sociolinguística.

Docente(s) responsável(eis)

Martina Matozzi

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

A - Manual / Tutorial book

Trifone, M.; et al. (2010). Affresco italiano. C1. Milano: Le Monnier.

 

B – Gramática /Grammar

Patota, G. (2010).  Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.

 

B1 – Materiais de apoio

Giovanardi, C.; De Roberto, E. (2018). L’italiano. Strutture. Comunicazione. Testi. Torino: Pearson.

Balboni, E.; Biguzzi, M. (2008). Letteratura italiana per stranieri. Perugia: Guerra.

 

C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries

Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.

 

D1 - Dicionários monolingues em rede  / Online monolingual dictionaries

Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml

De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/

Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).