Italiano 4
0
2024-2025
01012133
Área Científica do Menor
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B1 do QECRL.
Métodos de Ensino
- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.
- Uso de materiais didáticos específicos para o nível B2 do QECRL.
- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual (estruturas gramaticais). 2. “Corso comunicativo” (estruturas comunicativas). 3. História de Itália (compreensão e produção escrita).
- Exposição de textos escritos e orais: textos, manuais, artigos sobre história; breves relatórios; textos dialógicos.
- Construção de diálogos complexos; participação em debates.
Resultados de Aprendizagem
- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível B2 do QECRL.
- Desenvolver uma reflexão metalinguística compatível.
- No plano da compreensão/produção oral:
Compreender, na maior parte, noticiários, programas de televisão, filmes, palestras e conversas em linguagem estandardizada; expressar opiniões num debate; formular perguntas e respostas numa entrevista; resumir um texto de história.
- No plano da compreensão/produção escrita:
Interpretar artigos e relatórios sobre questões da actualidade e textos científicos de conteúdo histórico. Escrever textos claros sobre temas diversos; escrever breves ensaios, relatórios e cartas, explicitando experiências e emoções, com precisão e correção formal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: PRONOMES: uso de “si” impessoal e “passivante”; uso do pronome relativo variável “il/la quale”. VERBOS: consolidação do uso do imperfeito, do "passato prossimo", do futuro do preterito e do subjuntivo; uso do “passato remoto” e do “presente storico”; verbos irregulares no “passato remoto” e no futuro do pretérito (“condizionale”); “condizionale di incertezza”; “condizionale giornalistico”. INTERJEÇÕES E EXPRESSÕES: exclamativas, interrogativas. CONECTIVOS: “anche”, “inoltre”, “in più”, “pure”, “invece”, “però”, “cioè”, etc. ADVÉRBIOS: grau e formação irregular dos advérbios frequentes (“bene/meglio”; “male/peggio”); advérbios compostos. PREPOSIÇÕES: ampliação do repertório das locuções preposicionais.
2. SINTAXE: a frase hipotética. RELAÇÕES SEMÂNTICAS: sinonímia; antonímia; metáfora; colocação; conotação.
3. Tema de desenvolvimento: História de Itália (tema específico: a Itália em guerra).
4. Incremento da reflexão metalinguística.
Docente(s) responsável(eis)
Martina Matozzi
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
A - Manual/ Tutorial book.
Mezzadri, M.; Pieraccioni, G. (2015). Italiano. Plus. A2-B1-B2. Torino: Bonacci.
B – Gramática/ Grammar
Bosc, F. (2014). Il libro di grammatica. Torino: Loescher.
B1 – Gramática/ Grammar
Patota, G. (2010). Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B2 – Materiais de apoio
Pallotti, G.; Cavadi, G. (2012). Che storia!. Torino: Bonacci.
Balboni, P. E. (2015). Il Balboni B-DUE. Torino: Bonacci.
C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries
Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.
D1 - Dicionários monolingues em rede/ Online monolingual dictionaries
Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml
De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/
Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).