Italiano 4

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012133
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B1 do QECRL.

Métodos de Ensino

- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas.

- Uso de materiais didáticos específicos para o nível B2 do QECRL.

- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual (estruturas gramaticais). 2. “Corso comunicativo” (estruturas comunicativas). 3. História de Itália (compreensão e produção escrita).

- Exposição de textos escritos e orais: textos, manuais, artigos sobre história; breves relatórios; textos dialógicos.

- Construção de diálogos complexos; participação em debates.

Resultados de Aprendizagem

- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível B2 do QECRL.

- Desenvolver uma reflexão metalinguística compatível.

- No plano da compreensão/produção oral:

Compreender, na maior parte, noticiários, programas de televisão, filmes, palestras e conversas em linguagem estandardizada; expressar opiniões num debate; formular perguntas e respostas numa entrevista; resumir um texto de história.

- No plano da compreensão/produção escrita:

Interpretar artigos e relatórios sobre questões da actualidade e textos científicos de conteúdo histórico. Escrever textos claros sobre temas diversos; escrever breves ensaios, relatórios e cartas, explicitando experiências e emoções, com precisão e correção formal.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: PRONOMES: uso de “si” impessoal e “passivante”; uso do pronome relativo variável “il/la quale”. VERBOS: consolidação do uso do imperfeito, do "passato prossimo", do futuro do preterito e do subjuntivo; uso do “passato remoto” e do “presente storico”; verbos irregulares no “passato remoto” e no futuro do pretérito (“condizionale”); “condizionale di incertezza”; “condizionale giornalistico”. INTERJEÇÕES E EXPRESSÕES: exclamativas, interrogativas. CONECTIVOS: “anche”, “inoltre”, “in più”, “pure”, “invece”, “però”, “cioè”, etc. ADVÉRBIOS: grau e formação irregular dos advérbios frequentes (“bene/meglio”; “male/peggio”); advérbios compostos. PREPOSIÇÕES: ampliação do repertório das locuções preposicionais.

2. SINTAXE: a frase hipotética. RELAÇÕES SEMÂNTICAS: sinonímia; antonímia; metáfora; colocação; conotação.

3. Tema de desenvolvimento: História de Itália (tema específico: a Itália em guerra).

4. Incremento da reflexão metalinguística.

Docente(s) responsável(eis)

Giorgio Pozzessere

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

A - Manual/ Tutorial book.

Mezzadri, M.; Pieraccioni, G. (2015). Italiano. Plus. A2-B1-B2. Torino: Bonacci.

 

B – Gramática/ Grammar

Bosc, F. (2014). Il libro di grammatica. Torino: Loescher.

 

B1 – Gramática/ Grammar

Patota, G. (2010).  Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.

 

B2 – Materiais de apoio

 

Pallotti, G.; Cavadi, G. (2012). Che storia!. Torino: Bonacci.

Balboni, P. E. (2015). Il Balboni B-DUE. Torino: Bonacci.

 

C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries

Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.

 

D1 - Dicionários monolingues em rede/ Online monolingual dictionaries

Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml

De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/

Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).