Italiano 3

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012122
Área Científica
Lingua Italiana
Língua de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível A2 do QECRL.

Métodos de Ensino

- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas

- Uso de materiais didáticos espécificos para o nível A2 do QECR.

- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual (Estruturas gramaticais); 2. “Corso comunicativo” (Estruturas comunicativas); 3. Textos literários (Compreensão e produção escrita).

- Exposição de textos escritos e orais: artigos de jornais, textos criativos, emissões radiofónicas/televisivas, produções audiovisuais.

- Construção de breves diálogos e/ou breves textos.

Resultados de Aprendizagem

- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível B1 do QECRL.

- Desenvolver uma reflexão metalinguística compatível.

- No plano da compreensão/produção oral:

Compreender as questões principais de assuntos familiares, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada; produzir um discurso simples e coerente; descrever experiências, eventos, etc.

- No plano da compreensão/produção escrita:

Identificar temas e ideias principais de textos escritos e explicitar o sentido global do texto; identificar pontos de vista; interpretar textos literários simples, identificando temas dominantes e valores; resumir textos; redigir textos de formato específico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: ARTIGOS: omissão dos artigos com os indefinidos ou com os demonstrativos; uso e funções do artigo definido com as expressões de tempo; ADJECTIVOS: indefinidos; os graus do adjectivo qualificativo; PRONOMES: simples e combinados; “ci“ e “ne“; relativos; indefinidos; VERBOS: formas e usos do futuro; “trapassato prossimo”; futuro do preterito (“condizionale”); subjuntivo (preterito; imperfeito); valor aspectual.

2. A frase: processos sintáticos: concordâncias básicas dos grupos; elipse; transformação activa/passiva; tipos de frases: intenções comunicativas: declarativa, interrogativa, imperativa e exclamativa.

3. Tema de desenvolvimento: o texto literário.

4. Incremento da reflexão metalinguística.

Docente(s) responsável(eis)

Martina Matozzi

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

A - Manual / Tutorial book.

Pieraccioni (2015). Italiano. Plus. A2-B1-B2. Torino: Bonacci.

 

B – Gramática/Grammar

Bosc (2014). Il libro di grammatica. Torino: Loescher.

 

B1 – Gramática/Grammar

Patota, G. 2010.  Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.

 

B2 – Materiais de apoio

 

Bertoni; Cauzzo; Debetto (2014). Caleidoscopio italiano. Uno sguardo sull'Italia attraverso i testi letterari (B1-C1). Torino. Loescher.

P. E. Balboni (2015). Il Balboni B-DUE. Torino: Bonacci.

 

C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries

Mea, G. 2014 (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.

 

D1 - Dicionários monolingues em rede/Online monolingual dictionaries

Sabatini, F.; Coletti, V.  http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml

De Mauro,T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/

Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).