Italiano 3
0
2024-2025
01012122
Área Científica do Menor
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível A2 do QECRL.
Métodos de Ensino
- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas
- Uso de materiais didáticos espécificos para o nível A2 do QECR.
- Uso de materiais didáticos diferenciados: 1. Manual (Estruturas gramaticais); 2. “Corso comunicativo” (Estruturas comunicativas); 3. Textos literários (Compreensão e produção escrita).
- Exposição de textos escritos e orais: artigos de jornais, textos criativos, emissões radiofónicas/televisivas, produções audiovisuais.
- Construção de breves diálogos e/ou breves textos.
Resultados de Aprendizagem
- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível B1 do QECRL.
- Desenvolver uma reflexão metalinguística compatível.
- No plano da compreensão/produção oral:
Compreender as questões principais de assuntos familiares, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada; produzir um discurso simples e coerente; descrever experiências, eventos, etc.
- No plano da compreensão/produção escrita:
Identificar temas e ideias principais de textos escritos e explicitar o sentido global do texto; identificar pontos de vista; interpretar textos literários simples, identificando temas dominantes e valores; resumir textos; redigir textos de formato específico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estruturas gramaticais, morfossintaxe e léxico: ARTIGOS: omissão dos artigos com os indefinidos ou com os demonstrativos; uso e funções do artigo definido com as expressões de tempo; ADJECTIVOS: indefinidos; os graus do adjectivo qualificativo; PRONOMES: simples e combinados; “ci“ e “ne“; relativos; indefinidos; VERBOS: formas e usos do futuro; “trapassato prossimo”; futuro do preterito (“condizionale”); subjuntivo (preterito; imperfeito); valor aspectual.
2. A frase: processos sintáticos: concordâncias básicas dos grupos; elipse; transformação activa/passiva; tipos de frases: intenções comunicativas: declarativa, interrogativa, imperativa e exclamativa.
3. Tema de desenvolvimento: o texto literário.
4. Incremento da reflexão metalinguística.
Docente(s) responsável(eis)
Martina Matozzi
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
A - Manual / Tutorial book.
Pieraccioni (2015). Italiano. Plus. A2-B1-B2. Torino: Bonacci.
B – Gramática/Grammar
Bosc (2014). Il libro di grammatica. Torino: Loescher.
B1 – Gramática/Grammar
Patota, G. 2010. Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B2 – Materiais de apoio
Bertoni; Cauzzo; Debetto (2014). Caleidoscopio italiano. Uno sguardo sull'Italia attraverso i testi letterari (B1-C1). Torino. Loescher.
P. E. Balboni (2015). Il Balboni B-DUE. Torino: Bonacci.
C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries
Mea, G. 2014 (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.
D1 - Dicionários monolingues em rede/Online monolingual dictionaries
Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml
De Mauro,T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/
Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).