Italiano 2
0
2021-2022
01012111
Área Científica do Menor
Italiano
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível A1 do QECRL.
Métodos de Ensino
- Abordagem comunicativo-formativa (não exclusiva) para aquisição de estruturas gramaticais e comunicativas
- Uso de materiais didácticos específicos para o nível A2 do QECRL; e de materiais didácticos diferenciados: 1. Manual (estruturas gramaticais); 2. “Corso comunicativo” (estruturas comunicativas); 3. Leitura e escrita (compreensão e produção escrita).
- Exposição de textos escritos e orais: artigos de jornais, textos criativos, emissões radiofónicas /televisivas, produções audiovisuais.
- Construção de breves diálogos e/ou breves textos.
Resultados de Aprendizagem
- Possuir competências de produção/compreensão oral e escrita, equivalentes ao nível A2 do QECRL.
- Desenvolver uma reflexão metalinguística compatível.
- No plano da compreensão/produção escrita e oral:
Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
Compreender textos breves sobre temas simples relativos a geografia, património artístico, universidades e sociedade italiana.
Compreender breves textos literários originais ou adaptados para o nível A2.
- Comunicar em situações e rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos habituais.
- Descrever de modo simples a formação e o meio circundante e referir assuntos relacionados com práticas imediatas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Flexão nominal; composição morfológica; prefixos de negação; flexão verbal (m. indicativo - “passato prossimo”, imperfeito, “futuro semplice”), particípio, imperativo; “si” impessoal; v. modais; pro. pess. compl. direto e indireto; prep. (simples e articuladas); pron. e adj. (determinantes) poss.; pron. e adj. (det.) indef.; frase simples; frase exclamativa; frase complexa; orações coord. sindéticas conclusivas, disjuntivas, correlativas; sub. concessivas, completivas, relativas, condicionais factuais, causais.
2. Léxico e cultura. Atos comunicativos específicos; família, espaço doméstico; tempo cronológico e atmosférico; mobilidade e tempo livre; comércio; principais atividades diárias.
3. Tema de desenvolvimento: Território e património cultural italiano (1. As cidades italianas e o seu património artístico; 2. Arquitetura, paisagem, turismo).
4. Incremento da reflexão metalinguística.
Docente(s) responsável(eis)
Giorgio Pozzessere
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
A-Manual/Tutorial book.
Mezzadri, M.; Pieraccione, G. (2015). Italiano. Plus. A1-A2. Torino: Bonacci.
B – Gramática/Grammar
Bosc, F. (2014). Il libro di grammatica. Torino: Loescher.
B1 – Gramática/Grammar
Patota, G. (2010). Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporâneo. Novara: Garzanti.
B2 – Materiais de apoio
Balboni, P. E. (2015). Il Balboni A-DUE. Torino: Bonacci.
Bentini; Borri (2016). Leggere per scrivere. Torino: Loescher.
C - Dicionários bilingues/ Bilingual dictionaries
Mea, G. (2014) (reed.). Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano. Porto: Porto Editora.
D1 - Dicionários monolingues em rede/Online monolingual dictionaries
Sabatini, F.; Coletti, V. http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/index.shtml
De Mauro, T. Il Nuovo De Mauro. https://dizionario.internazionale.it/
Treccani. http://www.treccani.it/ (consultados a 30-06-2020).