Itália Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012099
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos textos das obras indicadas na bibliografia ou de outras consideradas pertinentes para  a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se fornecer aos alunos as linhas gerais da cultura italiana dos séculos XIX e XX, traçando o contexto histórico-político deste longo período, o Risorgimento e a construção nacional, bem como os acontecimentos marcantes dos tempos mais próximos para que melhor se compreenda não só a contemporaneidade em Itália, mas o mundo em que vivemos. Para o efeito, privilegia-se o estudo de algumas obras de índole diversa, para que este período e a respetiva produção literária e artística melhor possam ser compreendidos.

Estágio(s)

Não

Programa

Incidindo sobre o panorama histórico-cultural da Itália dos séculos XIX e XX, valorizam-se vários núcleos que se centram sobre os momentos mais representativos para o processo da unificação e para o percurso posterior desta nação no contexto dos países europeus. Depois do período do Risorgimento à I Grande Guerra, após a participação neste conflito armado, tem-se em conta o breve mas determinante espaço de tempo que vai do armistício à tomada do poder pelo fascismo. Depois, segue-se a experiência política fascista, valorizando as relações com a Igreja, a oposição da intelectualidade e a resistência, para desembocar na II Grande Guerra ao lado da Alemanha nazi. Do pós-guerra à queda da monarquia e à institucionalização da democracia, seguem-se os anos do milagre económico e a integração na Comunidade Europeia. Para além duma abordagem sumária de emigração italiana no mundo, todo este panorama é avaliado tendo em conta o seu reflexo em obras de índole literária e artística.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Simplício Geraldo Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bartolotti, M. (1969). Le Origini del Fascismo. Bologna (Trad. port: O Fascismo. Origens e Análise Crítica. Lisboa: Dom Quixote, 1975)

Bevilacqua, P., Clementi, A., & Franzina, E. (2001-2002). Storia dell'emigrazione italiana. Vol. 1: Partenze; Vol. 2: Arrivi. Roma: Donzelli

Ceserani, R. & De Federicis, L. (1982). ll Materiale e l'Immaginario. Conflitti Sociali e differenze di cultura. Torino: Loescher

De Amicis, E. (2007). Cuore. Milano: Mondadori

Malaparte, C. (2009). Kaputt. Milano: Adelphi

Moravia, A. (2000). Gli Indifferenti. Milano: Bompiani

Mussolini, B. (1938). La Vita di Arnaldo. Milano: Hoepli

Salvatorelli, L. (1974). Sommario di Storia dltalia. Torino: Loescher

Saviano, R. (2006). Gomorra. Milano: Mondador

Vittorini, E. (2001). Gli Uomini e No. Milano: Mondadori.