Introdução aos Estudos Italianos

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012088
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos textos das obras indicadas na bibliografia ou de outras consideradas pertinentes para  a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.

Resultados de Aprendizagem

O curso visa fazer uma breve apresentação da Itália contemporânea, bem como dos períodos e movimentos da cultura e literatura italianas, centrando-se, de seguida, num dos períodos fundamentais da sua história, para a compreensão da realidade dos nossos dias, recorrendo, para o efeito, a referências e manifestações artísticas de índole vária e a algumas obras literárias do período considerado.

Estágio(s)

Não

Programa

Depois da apresentação da Península Itálica, da sua descrição geográfica, política e linguística, através das diferentes regiões e suas especificidades, esboça-se de modo esquemático a periodização da cultura e literatura italianas, evidenciando os diferentes períodos e movimentos, bem como os seus aspetos mais relevantes.

Entre eles, privilegia-se o ocaso da Idade Média, através da caracterização da sociedade medieval, da formação da burguesia urbana e do mundo dos mercadores, bem como das comunas e do subsequente florescimento cultural. São ainda referenciadas as lutas entre o Império e o Papado, assim como a constituição dos partidos guelfo e guibelino. Do panorama cultural durante o declínio da Idade Média, aponta-se a criação das universidades, a afirmação da língua vulgar, destacando obras como a “Commedia”, de Dante Alighieri, e o “Decameron”, de Giovanni Boccaccio. Por fim, abordam-se dos alvores do humanismo renascentista, destacando o papel decisivo de Francesco Petrarca.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Simplício Geraldo Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alighieri, D. (2017). De Vulgari Eloquentia. Milano: Mondadori.

Alighieri, D. (2006). A Divina Comedia. Trad. V. G. Moura. Lisboa: Bertrand.

Boccaccio, G. (2014). Decameron. Torino: Einaudi [Trad. Urbano Tavares Rodrigues. Lisboa: Relógio d’Água.

Ceserani, R.; De Federicis, L. (1981). ll Materiale e l'Immaginario. La Società Urbana. Torino: Loescher.

D’Assisi, S. F. (1995). Gli scritti e la Legenda. Roma: Salerno [Trad. Thaddée Matura. Escritos. Editorial Franciscana].

D’Assisi, S. F. (2009). I Fioretti. Milano: San Paolo Edizioni [Trad. M. F. Gonçalves de Azevedo. Florilégio. Estampa].

D’Assisi, S. F. (2014). Il Cantico di frate Sole. Arezzo: Helicon.

Petrarca, F. (2004). Canzoniere. Roma: Donizelli [Trad. V. G. Moura. As Rimas. Quetzal].

Polo, M. (2019). Il Milione. Milano: Mondadori [Trad. A. Osório]. As Viagens. Lisboa: Assírio & Alvim.