Introdução aos Estudos Italianos
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2018-2019
01012088
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos textos das obras indicadas na bibliografia ou de outras consideradas pertinentes para a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.
Resultados de Aprendizagem
O curso visa fazer uma breve apresentação da Península Itálica, centrando-se, de seguida, num dos períodos fundamentais da história da cultura italiana para a compreensão da realidade dos nossos dias, recorrendo, para o efeito, a referências e manifestações artísticas de índole vária e a algumas obras literárias do período considerado.
Estágio(s)
NãoPrograma
Depois da apresentação da Península Itálica, da sua descrição geográfica, política e linguística, através das diferentes regiões e suas especificidades, esboça-se de modo esquemático a periodização da cultura e literatura italianas, evidenciando os diferentes períodos e movimentos, bem como os seus aspetos mais relevantes.
Entre eles, privilegia-se o ocaso da Idade Média, através da caracterização da sociedade medieval, da formação da burguesia urbana e do mundo dos mercadores, bem como das comunas e do subsequente florescimento cultural. São ainda referenciadas as lutas entre o Império e o Papado, assim como a constituição dos partidos guelfo e guibelino. Do panorama cultural durante o declínio da Idade Média, aponta-se a criação das universidades, a afirmação da língua vulgar, destacando obras como a Divina Commedia, de Dante Alighieri, e o Decameron, de Giovanni Boccaccio. Por fim, abordam-se dos alvores do humanismo renascentista, destacando o papel decisivo de Francesco Petrarca.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Simplício Geraldo Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Alighieri, D. (1990). De Vulgari Eloquentia. Milano: Mondadori
Alighieri, D. (2000). A Divina Comedia. Lisboa: Bertrand
Boccaccio, G. (1984). Decameron. Torino: Einaudi (Trad. port.: Decameron. Mem Martins: Europa-América, s.d.).
Ceserani, R. & De Federicis, L. (1981). ll Materiale e l'Immaginario. La Società Urbana. Torino: Loescher
D’Assisi, S. F. (1995). Gli scritti e la Legenda. Roma: Salerno (Trad. port: Escritos. Braga: Editorial Franciscana, 2001).
D’Assisi, S. F. (1998). I Fioretti. Milano: Einaudi (Trad. port: Florilégio. Lisboa: Estampa, 1991).
D’Assisi, S. F. (2004). Il Cantico di frate Sole. Torino: Marietti
Petrarca, F. (1996). Canzoniere. Roma: Donizell
Polo, Marco (1990). Il Milione. Milano: Mondadori (Trad. port.: As Viagens de Marco Polo. Mem Martins: Europa-América, s.d.)i.