História da Língua Italiana

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012077
Área Científica
Linguística Italiana
Língua de Ensino
Italiano
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B1 do QECRL.

Métodos de Ensino

O ensino basear-se-á em: exposição teórica, análise de textos pelo docente, visionamento de materiais de enquadramento; análise de textos de vários períodos, proveniências geográficas e níveis, manejo orientado de plataformas; trabalhos práticos individuais ou em grupo sob orientação do docente; exercícios de apresentação, resumo e comentário de textos.

Resultados de Aprendizagem

- Deter conhecimentos sólidos e fundamentados sobre a evolução linguística do latim para os vários falares italianos; sobre a sucessiva evolução, até à Unificação de Itália.

- Identificar e interpretar os factores que  incidiram sobre a formação da língua da Itália politicamente unificada e sobre a sua evolução até à contemporaneidade.

- Distinguir na sua configuração global a variação linguística ao longo desse percurso diacrónico, bem como nas suas valências diatópicas.

Estágio(s)

Não

Programa

A variação linguística no Império Romano e o latim vulgar. Do latim ao Italiano: fonética, morfologia, léxico, sintaxe. Migrações: influxo germânico, árabe e bizantino. Os primeiros documentos em vulgares itálicos. Formação e difusão do italiano: usos práticos, lírica religiosa e profana O policentrismo medieval. O Trecento toscano: Dante, Petrarca e Boccaccio. Características do vulgar “fiorentino” (anafonése, ditongação, etc.). A “questione della lingua” e a norma toscana. “Fiorentino argenteo”, “italianisti” e língua cortesã. A língua da ciência e a filosofia da linguagem. Língua, teatro e "melodramma". Puristas e anti-puristas. A proposta linguística de Manzoni. Os primeiros dicionários. Factores de unificação linguística. Italiano e dialetos. Italiano regional e “línguas especiais”.

Docente(s) responsável(eis)

Martina Matozzi

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

- Texto de referência

Serianni, L.; Antonelli, G. (2017). Manuale di linguistica italiana. Storia, attualità, grammatica. Torino: Pearson.

- Textos de apoio

Dardano, M. (2011). La lingua della Nazione. Bari: Laterza.

Marazzini, C. (2006). La storia della lingua italiana attraverso i testi. Bologna: Il Mulino.

Marnoto, R. (2011). O italiano, uma língua para a Itália unida. In R. Marnoto (Ed.), Causa pública (23-45). Coimbra: Instituto de Estudos Italianos da FLUC, IUC.

Patota, G. (2007). Nuovi lineamenti di grammatica storica dell’italiano. Bologna: Il Mulino.

Scarpa, R. (2012). La questione della lingua. Antologia di testi da Dante a oggi. Roma: Carocci.

- Dicionários

De Mauro, T. (2003) (Dir.). Gradit. Grande dizionario italiano dell’uso. 6 vols. Torino: UTET.

Cortelazzo, Manlio; Cortelazzo, Michele (1999). Dizionario etimologico. Bologna: Zanichelli.

Lessicografia della Crusca: http://www.lessicografia.it/

Tommaseo-Bellini: http://www.tommaseobellini.it (consultados a 30-06-20).