História da Língua Italiana

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01012077
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Italiano
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Italiano equivalentes ao nível B1 do QECRL.

Métodos de Ensino

O ensino basear-se-á em: exposição teórica, análise de textos pelo docente, visionamento de materiais de enquadramento; análise de textos de vários períodos, proveniências geográficas e níveis, manejo orientado de plataformas; trabalhos práticos individuais ou em grupo sob orientação do docente; exercícios de apresentação, resumo e comentário de textos.

Resultados de Aprendizagem

- Deter conhecimentos sólidos e fundamentados sobre a evolução linguística do latim para os vários falares italianos; sobre a sucessiva evolução, até à Unificação de Itália.

- Identificar e interpretar os factores que  incidiram sobre a formação da língua da Itália politicamente unificada e sobre a sua evolução até à contemporaneidade.

- Distinguir na sua configuração global a variação linguística ao longo desse percurso diacrónico, bem como nas suas valências diatópicas.

Estágio(s)

Não

Programa

A variação linguística no Império Romano e o latim vulgar. Do latim ao Italiano: fonética, morfologia, léxico, sintaxe. Migrações: influxo germânico, árabe e bizantino. Os primeiros documentos em vulgares itálicos. Formação e difusão do italiano: usos práticos, lírica religiosa e profana O policentrismo medieval. O Trecento toscano: Dante, Petrarca e Boccaccio. Características do vulgar “fiorentino” (anafonése, ditongação, etc.). A “questione della lingua” e a norma toscana. “Fiorentino argenteo”, “italianisti” e língua cortesã. A língua da ciência e a filosofia da linguagem. Língua, teatro e "melodramma". Puristas e anti-puristas. A proposta linguística de Manzoni. Os primeiros dicionários. Factores de unificação linguística. Italiano e dialetos. Italiano regional e “línguas especiais”.

Docente(s) responsável(eis)

Martina Matozzi

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 80.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Texto de referência

Serianni, L.; Antonelli, G. (2017). Manuale di linguistica italiana. Storia, attualità, grammatica. Torino: Pearson.

- Textos de apoio

Dardano, M. (2011). La lingua della Nazione. Bari: Laterza.

Marazzini, C. (2006). La storia della lingua italiana attraverso i testi. Bologna: Il Mulino.

Marnoto, R. (2011). O italiano, uma língua para a Itália unida. In R. Marnoto (Ed.), Causa pública (23-45). Coimbra: Instituto de Estudos Italianos da FLUC, IUC.

Patota, G. (2007). Nuovi lineamenti di grammatica storica dell’italiano. Bologna: Il Mulino.

Scarpa, R. (2012). La questione della lingua. Antologia di testi da Dante a oggi. Roma: Carocci.

- Dicionários

De Mauro, T. (2003) (Dir.). Gradit. Grande dizionario italiano dell’uso. 6 vols. Torino: UTET.

Cortelazzo, Manlio; Cortelazzo, Michele (1999). Dizionario etimologico. Bologna: Zanichelli.

Lessicografia della Crusca: http://www.lessicografia.it/

Tommaseo-Bellini: http://www.tommaseobellini.it (consultados a 30-06-20).