Teatro Francês

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01012055
Área Científica
Literatura Francesa
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Exposições teórico-práticas feitas pela docente e, de forma programada, também por alunos

- Análise, interpretação e debate a partir de textos do programa ou outros de apoio

- Trabalhos de pesquisa e de análise apresentados / entregues na aula, individuais ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

As/ Os estudantes deverão adquirir:

1.º  Conceitos básicos de dramaturgia necessários à análise de obras teatrais de diferentes géneros

2.º  Uma visão diacrónica consistente e diferenciada da produção teatral em França, nos séculos contemplados no Programa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Noções básicas de dramaturgia

1.1. Expressões teatrais do século XVII francês

1.1.1. Tragédia e comédia

1.1.2. Encenações contemporâneas dos dramaturgos do “Grand Siècle”

1.2. Expressões teatrais do século XX francês

1.2.1. O teatro humanista de inspiração tradicional

1.2.2. O teatro existencialista

1.2.3. O “ nouveau théâtre” ou” teatro do absurdo”.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Biétry, R. 2006. Précis d'histoire de la littérature française: Tome 1. Paris: LEP.

Bradby, D. 1990. Le Théatre Français Contemporain (1940-1980). Lille: PUL.

Canova, M.C. 1993. La Comédie. Paris: Hachette-Sup.

Chaouche, S. 2010. Le «théâtral» de la France d'Ancien Régime. Paris: Honoré Champion.

Corbic, A. 2003. Camus-L'absurde, la révolte, l'amour. Paris: Les Éditions de l'Atelier.

Dejean, J.L. 1987. Le Théâtre français depuis 1945. Paris: Nathan-Univ.

Duprat, A. 2009. Vraisemblances. Poétiques et théorie de la fiction, du Cinquecento à Jean Chapelain (1500-1670). Paris: Honoré Champion.

Forestier, G. 1993. Introduction à l´analyse des textes classiques. Paris: SEDES.

Jacquart, E. 1998. Le Théâtre de Dérision:Beckett, Ionesco,Adamov.Paris :Gallimard.

Rosa, A.N. 2000. Falar no Deserto. Estética e Psicologia em Samuel Beckett. Lisboa: Ed. Cosmos

Siguret, F. 1993. L'Oeil Surpris. Perception et représentation dans la première moitié du XVIIe siècle. Paris: Klincksieck.