Teatro Francês

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01012055
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Exposições teórico-práticas feitas pela docente e, de forma programada, também por alunos

- Análise, interpretação e debate a partir de textos do programa ou outros de apoio

- Trabalhos de pesquisa e de análise apresentados / entregues na aula, individuais ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

As/ Os estudantes deverão adquirir:

1.º  Conceitos básicos de dramaturgia necessários à análise de obras teatrais de diferentes géneros

2.º  Uma visão diacrónica consistente e diferenciada da produção teatral em França, nos séculos contemplados no Programa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Noções básicas de dramaturgia

1.1. Expressões teatrais do século XVII francês

1.1.1. Tragédia e comédia

1.1.2. Encenações contemporâneas dos dramaturgos do “Grand Siècle”

1.2. Expressões teatrais do século XX francês

1.2.1. O teatro humanista de inspiração tradicional

1.2.2. O teatro existencialista

1.2.3. O “ nouveau théâtre” ou” teatro do absurdo”.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Biétry, R. 2006. Précis d'histoire de la littérature française: Tome 1. Paris: LEP.

Bradby, D. 1990. Le Théatre Français Contemporain (1940-1980). Lille: PUL.

Canova, M.C. 1993. La Comédie. Paris: Hachette-Sup.

Chaouche, S. 2010. Le «théâtral» de la France d'Ancien Régime. Paris: Honoré Champion.

Corbic, A. 2003. Camus-L'absurde, la révolte, l'amour. Paris: Les Éditions de l'Atelier.

Dejean, J.L. 1987. Le Théâtre français depuis 1945. Paris: Nathan-Univ.

Duprat, A. 2009. Vraisemblances. Poétiques et théorie de la fiction, du Cinquecento à Jean Chapelain (1500-1670). Paris: Honoré Champion.

Forestier, G. 1993. Introduction à l´analyse des textes classiques. Paris: SEDES.

Jacquart, E. 1998. Le Théâtre de Dérision:Beckett, Ionesco,Adamov.Paris :Gallimard.

Rosa, A.N. 2000. Falar no Deserto. Estética e Psicologia em Samuel Beckett. Lisboa: Ed. Cosmos

Siguret, F. 1993. L'Oeil Surpris. Perception et représentation dans la première moitié du XVIIe siècle. Paris: Klincksieck.