Teatro Francês
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2017-2018
01012055
Área Científica do Menor
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Exposições teórico-práticas feitas pela docente e, de forma programada, também por alunos
- Análise, interpretação e debate a partir de textos do programa ou outros de apoio
- Trabalhos de pesquisa e de análise apresentados / entregues na aula, individuais ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
As/ Os estudantes deverão adquirir:
1.º Conceitos básicos de dramaturgia necessários à análise de obras teatrais de diferentes géneros
2.º Uma visão diacrónica consistente e diferenciada da produção teatral em França, nos séculos contemplados no Programa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Noções básicas de dramaturgia
1.1. Expressões teatrais do século XVII francês
1.1.1. Tragédia e comédia
1.1.2. Encenações contemporâneas dos dramaturgos do “Grand Siècle”
1.2. Expressões teatrais do século XX francês
1.2.1. O teatro humanista de inspiração tradicional
1.2.2. O teatro existencialista
1.2.3. O “ nouveau théâtre” ou” teatro do absurdo”.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Biétry, R. 2006. Précis d'histoire de la littérature française: Tome 1. Paris: LEP.
Bradby, D. 1990. Le Théatre Français Contemporain (1940-1980). Lille: PUL.
Canova, M.C. 1993. La Comédie. Paris: Hachette-Sup.
Chaouche, S. 2010. Le «théâtral» de la France d'Ancien Régime. Paris: Honoré Champion.
Corbic, A. 2003. Camus-L'absurde, la révolte, l'amour. Paris: Les Éditions de l'Atelier.
Dejean, J.L. 1987. Le Théâtre français depuis 1945. Paris: Nathan-Univ.
Duprat, A. 2009. Vraisemblances. Poétiques et théorie de la fiction, du Cinquecento à Jean Chapelain (1500-1670). Paris: Honoré Champion.
Forestier, G. 1993. Introduction à l´analyse des textes classiques. Paris: SEDES.
Jacquart, E. 1998. Le Théâtre de Dérision:Beckett, Ionesco,Adamov.Paris :Gallimard.
Rosa, A.N. 2000. Falar no Deserto. Estética e Psicologia em Samuel Beckett. Lisboa: Ed. Cosmos
Siguret, F. 1993. L'Oeil Surpris. Perception et représentation dans la première moitié du XVIIe siècle. Paris: Klincksieck.