Francês 6

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012001
Área Científica
Lingua Francesa
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 5

Métodos de Ensino

Tratando-se do nível de aprendizagem de cúpula, os processos de aprendizagem assumem pendor reflexivo no aprofundamento de conteúdos metalinguísticos. Com partes de aulas expositivas, o aluno não deixará de ser um ator ativo na sua aprendizagem, através dos seguintes exercícios de aplicação:

- gramática “à la carte” para colmatar eventuais lacunas de língua

- exploração de documentos autênticos

- tradução comparativa

- exploração de temas da atualidade através de debates sugeridos pelo/as estudantes

- estudo de contos de autores franceses e francófonos

- redação de textos.

Resultados de Aprendizagem

- Completar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, sistematizando as aprendizagens dos 5 níveis anteriores.

- Consolidar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, estimulando a reflexão metalinguística.

- Trabalhar registos variados de língua através de documentos autênticos.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMAS E LÉXICO: Serão estruturados a partir da exploração (leitura, desmontagem, reestruturação, reescrita) de textos e documentos multimodais que contemplem os diferentes registos da língua francesa nas suas variedades diatópica (pronúncias regionais), diastrática (argot – verlan – parler des jeunes) e diafásica (adaptação de registos e estilos às situações de comunicação).

GRAMÁTICA E TEXTO: Consolidação de tempo, modo, aspeto e voz – Usos complexos de conetores e articuladores discursivos (conjunções e locuções) com insistência nas estruturas da subordinação adverbial, concatenação de frases, coesão e coerência textuais - Estruturas linguísticas complexas (figuras de estilo, jogos de palavras, expressões idiomáticas, humor e conotações) em textos de diferentes tipologias (literários, jornalísticos, publicitários)- Falsos amigos e lusismos.

USOS DA LÍNGUA: Tipologias de textos escritos e orais.

Docente(s) responsável(eis)

Marie Eulalie Monteiro Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.

Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.

Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.

Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.

Mauger, g. (1987).  Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.

 

Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/

Programas televisivos para debates (C dans l’air – C politique – La grande librairie)

 

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.

TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/

Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert

Documentação fornecida pelo/a docente e textos selecionados de expressão francesa.