Francês 6

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012001
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 5

Métodos de Ensino

Tratando-se do nível de aprendizagem de cúpula, os processos de aprendizagem assumem pendor reflexivo no aprofundamento de conteúdos metalinguísticos. Com partes de aulas expositivas, o aluno não deixará de ser um ator ativo na sua aprendizagem, através dos seguintes exercícios de aplicação:

- gramática “à la carte” para colmatar eventuais lacunas de língua

- exploração de documentos autênticos

- tradução comparativa

- exploração de temas da atualidade através de debates sugeridos pelo/as estudantes

- estudo de contos de autores franceses e francófonos

- redação de textos.

Resultados de Aprendizagem

- Completar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, sistematizando as aprendizagens dos 5 níveis anteriores.

- Consolidar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, estimulando a reflexão metalinguística.

- Trabalhar registos variados de língua através de documentos autênticos.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMAS E LÉXICO: Serão estruturados a partir da exploração (leitura, desmontagem, reestruturação, reescrita) de textos e documentos multimodais que contemplem os diferentes registos da língua francesa nas suas variedades diatópica (pronúncias regionais), diastrática (argot – verlan – parler des jeunes) e diafásica (adaptação de registos e estilos às situações de comunicação).

GRAMÁTICA E TEXTO: Consolidação de tempo, modo, aspeto e voz – Usos complexos de conetores e articuladores discursivos (conjunções e locuções) com insistência nas estruturas da subordinação adverbial, concatenação de frases, coesão e coerência textuais - Estruturas linguísticas complexas (figuras de estilo, jogos de palavras, expressões idiomáticas, humor e conotações) em textos de diferentes tipologias (literários, jornalísticos, publicitários)- Falsos amigos e lusismos.

USOS DA LÍNGUA: Tipologias de textos escritos e orais.

Docente(s) responsável(eis)

Marie Eulalie Monteiro Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.

Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.

Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.

Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.

Mauger, g. (1987).  Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.

 

Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/

Programas televisivos para debates (C dans l’air – C politique – La grande librairie)

 

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.

TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/

Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert

Documentação fornecida pelo/a docente e textos selecionados de expressão francesa.