Francês 6
0
2022-2023
01012001
Área Científica do Menor
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Francês 5
Métodos de Ensino
Tratando-se do nível de aprendizagem de cúpula, os processos de aprendizagem assumem pendor reflexivo no aprofundamento de conteúdos metalinguísticos. Com partes de aulas expositivas, o aluno não deixará de ser um ator ativo na sua aprendizagem, através dos seguintes exercícios de aplicação:
- gramática “à la carte” para colmatar eventuais lacunas de língua
- exploração de documentos autênticos
- tradução comparativa
- exploração de temas da atualidade através de debates sugeridos pelo/as estudantes
- estudo de contos de autores franceses e francófonos
- redação de textos.
Resultados de Aprendizagem
- Completar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, sistematizando as aprendizagens dos 5 níveis anteriores.
- Consolidar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, estimulando a reflexão metalinguística.
- Trabalhar registos variados de língua através de documentos autênticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMAS E LÉXICO: Serão estruturados a partir da exploração (leitura, desmontagem, reestruturação, reescrita) de textos e documentos multimodais que contemplem os diferentes registos da língua francesa nas suas variedades diatópica (pronúncias regionais), diastrática (argot – verlan – parler des jeunes) e diafásica (adaptação de registos e estilos às situações de comunicação).
GRAMÁTICA E TEXTO: Consolidação de tempo, modo, aspeto e voz – Usos complexos de conetores e articuladores discursivos (conjunções e locuções) com insistência nas estruturas da subordinação adverbial, concatenação de frases, coesão e coerência textuais - Estruturas linguísticas complexas (figuras de estilo, jogos de palavras, expressões idiomáticas, humor e conotações) em textos de diferentes tipologias (literários, jornalísticos, publicitários)- Falsos amigos e lusismos.
USOS DA LÍNGUA: Tipologias de textos escritos e orais.
Docente(s) responsável(eis)
Marie Eulalie Monteiro Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.
Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.
Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.
Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.
Mauger, g. (1987). Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.
Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/
Programas televisivos para debates (C dans l’air – C politique – La grande librairie)
RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.
TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/
Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert
Documentação fornecida pelo/a docente e textos selecionados de expressão francesa.