Francês 5

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011994
Área Científica
Lingua Francesa
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 4

Métodos de Ensino

As aulas serão parcialmente expositivas, mas o/as estudantes construirão a sua própria aprendizagem na expressão e compreensão oral e escrita. Explorarão temas da atualidade, de maneira a adquirir uma perspetiva intercultural, o que será reforçado pelo estudo de contos de autores franceses e francófonos. Farão exercícios de tradução comparativa, leitura e análise e produção de textos escritos. De forma sistemática, a partir deste nível, serão utilizados documentos autênticos (textos, sites, vídeos, filmes) sobre temas da atualidade (política, sociedade, cultura, ciência, literatura).

Resultados de Aprendizagem

- Consolidar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 4.

- Ampliar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, introduzindo a reflexão metalinguística.

- Trabalhar registos complexos de língua através do discurso literário.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMAS e LÉXICO: Estruturação a partir da leitura de nouvelles de autores francófonos e de textos especializados nas áreas de interesse do/as estudantes.

GRAMÁTICA: Revisão e aprofundamento de pontos de especial dificuldade de níveis anteriores, apelando à reflexão metalinguística e à utilização sistemática em produções orais e escritas – flexão e uso concomitante das formas verbais - Consolidação das formas complexas de expressão de tempo, causa, consequência, fim, comparação, condição, concessão / oposição e comparação.

USOS DA LÍNGUA: A partir da sistematização das estruturas fundamentais da gramática francesa, da consolidação do vocabulário essencial e da introdução de léxico especializado (em função dos interesses do/as estudantes), o programa deste nível concentra-se nos mecanismos da frase complexa e da textualização, por forma a permitir o domínio do texto escrito formal ao nível académico (compte rendu, commentaire de texte, dissertation).

Docente(s) responsável(eis)

Marie Eulalie Monteiro Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.

Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.

Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.

Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.

Mauger, g. (1987).  Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.

Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/

Programas televisivos (C dans l’air – C politique – La grande librairie)

 

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.

TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/

Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert

Documentação fornecida pelo/a docente (Dossiês temáticos).

 

Textos selecionados representativos da expressão em Francês.