Francês 5
0
2024-2025
01011994
Área Científica do Menor
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Francês 4
Métodos de Ensino
As aulas serão parcialmente expositivas, mas o/as estudantes construirão a sua própria aprendizagem na expressão e compreensão oral e escrita. Explorarão temas da atualidade, de maneira a adquirir uma perspetiva intercultural, o que será reforçado pelo estudo de contos de autores franceses e francófonos. Farão exercícios de tradução comparativa, leitura e análise e produção de textos escritos. De forma sistemática, a partir deste nível, serão utilizados documentos autênticos (textos, sites, vídeos, filmes) sobre temas da atualidade (política, sociedade, cultura, ciência, literatura).
Resultados de Aprendizagem
- Consolidar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 4.
- Ampliar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, introduzindo a reflexão metalinguística.
- Trabalhar registos complexos de língua através do discurso literário.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMAS e LÉXICO: Estruturação a partir da leitura de nouvelles de autores francófonos e de textos especializados nas áreas de interesse do/as estudantes.
GRAMÁTICA: Revisão e aprofundamento de pontos de especial dificuldade de níveis anteriores, apelando à reflexão metalinguística e à utilização sistemática em produções orais e escritas – flexão e uso concomitante das formas verbais - Consolidação das formas complexas de expressão de tempo, causa, consequência, fim, comparação, condição, concessão / oposição e comparação.
USOS DA LÍNGUA: A partir da sistematização das estruturas fundamentais da gramática francesa, da consolidação do vocabulário essencial e da introdução de léxico especializado (em função dos interesses do/as estudantes), o programa deste nível concentra-se nos mecanismos da frase complexa e da textualização, por forma a permitir o domínio do texto escrito formal ao nível académico (compte rendu, commentaire de texte, dissertation).
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.
Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.
Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.
Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.
Mauger, g. (1987). Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.
Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/
Programas televisivos (C dans l’air – C politique – La grande librairie)
RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.
TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/
Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert
Documentação fornecida pelo/a docente (Dossiês temáticos).
Textos selecionados representativos da expressão em Francês.