Francês 5

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011994
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 4

Métodos de Ensino

As aulas serão parcialmente expositivas, mas o/as estudantes construirão a sua própria aprendizagem na expressão e compreensão oral e escrita. Explorarão temas da atualidade, de maneira a adquirir uma perspetiva intercultural, o que será reforçado pelo estudo de contos de autores franceses e francófonos. Farão exercícios de tradução comparativa, leitura e análise e produção de textos escritos. De forma sistemática, a partir deste nível, serão utilizados documentos autênticos (textos, sites, vídeos, filmes) sobre temas da atualidade (política, sociedade, cultura, ciência, literatura).

Resultados de Aprendizagem

- Consolidar as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 4.

- Ampliar as estratégias de aprendizagem progressivamente autónoma da língua, introduzindo a reflexão metalinguística.

- Trabalhar registos complexos de língua através do discurso literário.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMAS e LÉXICO: Estruturação a partir da leitura de nouvelles de autores francófonos e de textos especializados nas áreas de interesse do/as estudantes.

GRAMÁTICA: Revisão e aprofundamento de pontos de especial dificuldade de níveis anteriores, apelando à reflexão metalinguística e à utilização sistemática em produções orais e escritas – flexão e uso concomitante das formas verbais - Consolidação das formas complexas de expressão de tempo, causa, consequência, fim, comparação, condição, concessão / oposição e comparação.

USOS DA LÍNGUA: A partir da sistematização das estruturas fundamentais da gramática francesa, da consolidação do vocabulário essencial e da introdução de léxico especializado (em função dos interesses do/as estudantes), o programa deste nível concentra-se nos mecanismos da frase complexa e da textualização, por forma a permitir o domínio do texto escrito formal ao nível académico (compte rendu, commentaire de texte, dissertation).

Docente(s) responsável(eis)

Bruna Isabel Joaquim Plácido

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bescherelle, H. (2012). La Conjugaison: Hatier.

Goosse, A. (1995). Nouvelle grammaire française. Bruxelles : De Boeck.

Grevisse, M. ; Goosse, A. (2011). Le bon usage. Grammaire Française. Bruxelles / Paris : De Boeck/Duculot.

Maheo-Le Coadic, M.; Mimran, R; Poisson-Quinton, S. (2002). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. Paris: Clé International.

Mauger, g. (1987).  Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui. Paris : Hachette. Grevisse.

Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales /www.cnrtl.fr/

Programas televisivos (C dans l’air – C politique – La grande librairie)

 

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.

TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/

Dictionnaire bilingue ou unilingue Larousse / Le Robert

Documentação fornecida pelo/a docente (Dossiês temáticos).

 

Textos selecionados representativos da expressão em Francês.