Francês 2

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011961
Área Científica
Lingua Francesa
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 1

Métodos de Ensino

A gramática, o léxico e os usos quotidianos são aprendidos através da prática em aula e trabalhos de casa. Os estudantes trabalharão igualmente com produções multimodais destinadas a estimular as competências de compreensão e produção escritas e orais.

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 1;

- Introduzir temas de atualidade relacionados com a cultura francesa e a francofonia, por forma a facilitar a frequência das disciplinas de Cultura Francesa e Culturas Fracófonas.

- Consolidar as estratégias de aprendizagem de língua estrangeira aprendidas em Francês 1 e a aplicar em níveis subsequentes, especialmente no que toca à produção e compreensão escritas

- Preparar o acesso a conteúdos especializados na área das Ciências Sociais e Humanas / Humanidades, em língua francesa.

Estágio(s)

Não

Programa

Temas: Vida quotidiana em França – Francofonia – Temas da atualidade (migrações, racismo, integração) – Vida académica nas universidades francesas

Gramática: Frase interrogativa, exclamativa – Ordem de palavras (tempos simples/compostos) – Frase coordenada e subordinada com indicativo – Passado (PC-IMP-PR) e FUT (proche) – Pronomes pessoais complemento direto e indireto

Fonética: Diferenciação de formas verbais (présent / imparfait / participe passé / infinitif) – Os fonemas [ɛ̃], [ɔ̃], [ɑ̃] e [œ̃] – Sistematização da ligação fonema-grafema

Léxico: Meio urbano e rural – Rotinas diárias – Eventos - Hábitos académicos

Usos: Consolidação das formas de tratamento e de cortesia – Expressão de sentimentos, pedidos, conselhos, propostas, perceções, opiniões, preferências, felicitações  – Narrativas e descrições curtas – Explicação de vivências pessoais, profissionais e académicas - Comunicações formais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Livre de l’élève. Paris : Hachette.

Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Cahier d’activités. Paris : Hachette.

Delaunay, B. ; Laurent, N. (2019). Bescherelle. La grammaire pour tous. Paris : Rodopi.

Escoufier, D. ; Gomy, C. ; Min, K.T. (2018). Communication progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

Fournier, J. ; Laborde, G. (1983). Le mot et l’idée français-portugais, portugais-français. Paris : Ophrys.

Miquel, C. ; Goliot-Leté, A. (2011). Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

Miquel, C. (2011). Vocabulaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

 

Dictionnaire Bilingue ou Unilingue, Larousse/Le Robert.

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.TV5 Monde

 

Textos selecionados, eventualmente em versão bilingue, representativos da expressão em língua francesa.