Francês 2
0
2024-2025
01011961
Lingua Francesa
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Francês 1
Métodos de Ensino
A gramática, o léxico e os usos quotidianos são aprendidos através da prática em aula e trabalhos de casa. Os estudantes trabalharão igualmente com produções multimodais destinadas a estimular as competências de compreensão e produção escritas e orais.
Resultados de Aprendizagem
- Desenvolver as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 1;
- Introduzir temas de atualidade relacionados com a cultura francesa e a francofonia, por forma a facilitar a frequência das disciplinas de Cultura Francesa e Culturas Fracófonas.
- Consolidar as estratégias de aprendizagem de língua estrangeira aprendidas em Francês 1 e a aplicar em níveis subsequentes, especialmente no que toca à produção e compreensão escritas
- Preparar o acesso a conteúdos especializados na área das Ciências Sociais e Humanas / Humanidades, em língua francesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Temas: Vida quotidiana em França – Francofonia – Temas da atualidade (migrações, racismo, integração) – Vida académica nas universidades francesas
Gramática: Frase interrogativa, exclamativa – Ordem de palavras (tempos simples/compostos) – Frase coordenada e subordinada com indicativo – Passado (PC-IMP-PR) e FUT (proche) – Pronomes pessoais complemento direto e indireto
Fonética: Diferenciação de formas verbais (présent / imparfait / participe passé / infinitif) – Os fonemas [ɛ̃], [ɔ̃], [ɑ̃] e [œ̃] – Sistematização da ligação fonema-grafema
Léxico: Meio urbano e rural – Rotinas diárias – Eventos - Hábitos académicos
Usos: Consolidação das formas de tratamento e de cortesia – Expressão de sentimentos, pedidos, conselhos, propostas, perceções, opiniões, preferências, felicitações – Narrativas e descrições curtas – Explicação de vivências pessoais, profissionais e académicas - Comunicações formais.
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Livre de l’élève. Paris : Hachette.
Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Cahier d’activités. Paris : Hachette.
Delaunay, B. ; Laurent, N. (2019). Bescherelle. La grammaire pour tous. Paris : Rodopi.
Escoufier, D. ; Gomy, C. ; Min, K.T. (2018). Communication progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Fournier, J. ; Laborde, G. (1983). Le mot et l’idée français-portugais, portugais-français. Paris : Ophrys.
Miquel, C. ; Goliot-Leté, A. (2011). Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Miquel, C. (2011). Vocabulaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Dictionnaire Bilingue ou Unilingue, Larousse/Le Robert.
RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.TV5 Monde
Textos selecionados, eventualmente em versão bilingue, representativos da expressão em língua francesa.