Francês 2

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011961
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Francês 1

Métodos de Ensino

A gramática, o léxico e os usos quotidianos são aprendidos através da prática em aula e trabalhos de casa. Os estudantes trabalharão igualmente com produções multimodais destinadas a estimular as competências de compreensão e produção escritas e orais.

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver as competências comunicativas do/as estudantes em diferentes áreas da vida social e académica em língua francesa, graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês 1;

- Introduzir temas de atualidade relacionados com a cultura francesa e a francofonia, por forma a facilitar a frequência das disciplinas de Cultura Francesa e Culturas Fracófonas.

- Consolidar as estratégias de aprendizagem de língua estrangeira aprendidas em Francês 1 e a aplicar em níveis subsequentes, especialmente no que toca à produção e compreensão escritas

- Preparar o acesso a conteúdos especializados na área das Ciências Sociais e Humanas / Humanidades, em língua francesa.

Estágio(s)

Não

Programa

Temas: Vida quotidiana em França – Francofonia – Temas da atualidade (migrações, racismo, integração) – Vida académica nas universidades francesas

Gramática: Frase interrogativa, exclamativa – Ordem de palavras (tempos simples/compostos) – Frase coordenada e subordinada com indicativo – Passado (PC-IMP-PR) e FUT (proche) – Pronomes pessoais complemento direto e indireto

Fonética: Diferenciação de formas verbais (présent / imparfait / participe passé / infinitif) – Os fonemas [ɛ̃], [ɔ̃], [ɑ̃] e [œ̃] – Sistematização da ligação fonema-grafema

Léxico: Meio urbano e rural – Rotinas diárias – Eventos - Hábitos académicos

Usos: Consolidação das formas de tratamento e de cortesia – Expressão de sentimentos, pedidos, conselhos, propostas, perceções, opiniões, preferências, felicitações  – Narrativas e descrições curtas – Explicação de vivências pessoais, profissionais e académicas - Comunicações formais.

Docente(s) responsável(eis)

Andreia Gabriela Viais Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Livre de l’élève. Paris : Hachette.

Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A2, Cahier d’activités. Paris : Hachette.

Delaunay, B. ; Laurent, N. (2019). Bescherelle. La grammaire pour tous. Paris : Rodopi.

Escoufier, D. ; Gomy, C. ; Min, K.T. (2018). Communication progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

Fournier, J. ; Laborde, G. (1983). Le mot et l’idée français-portugais, portugais-français. Paris : Ophrys.

Miquel, C. ; Goliot-Leté, A. (2011). Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

Miquel, C. (2011). Vocabulaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.

 

Dictionnaire Bilingue ou Unilingue, Larousse/Le Robert.

RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.TV5 Monde

 

Textos selecionados, eventualmente em versão bilingue, representativos da expressão em língua francesa.