Francês 1
0
2024-2025
01011950
Área Científica do Menor
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A gramática, o léxico e os usos quotidianos são aprendidos através da prática em aula e trabalhos de casa. Os estudantes trabalharão igualmente com produções multimodais destinadas a estimular as competências de compreensão e produção escritas e orais.
Resultados de Aprendizagem
- Facilitar o primeiro contacto dos estudantes com as estruturas nucleares da língua francesa, tendo em conta competências comunicativas básicas;
- Introduzir tarefas comunicativas nas diversas áreas da vida social e académica em língua francesa, que permitirão aos estudantes a aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais;
- Implementar estratégias de aprendizagem de língua estrangeira a aplicar em níveis subsequentes;
- Preparar a frequência de programas de intercâmbio em universidades francófonas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Temas: Pessoas-Lugares-Ideias–França–Principais festas anuais–Universidade
Gramática: Frase declarativa, interrogativa simples, negativa, injuntiva - Formas Verbais (PI, PC, IMP, IMPER, COND, FUT) - Pronomes pessoais sujeito – Nome e Adjetivo - Determinantes - Quantificadores e expressão da quantidade – Advérbios e preposições de tempo/espaço
Fonética: Pronúncia, entoação, acentuação do francês – Fonema/grafema - Vogais/Consoantes - Ligações/Elisões - regras ortográficas
Léxico: Apresentações, trabalho e lazer, família, animais, plantas, objetos, cores, formas, tempo, clima, números
Usos: Cumprimentos, saudações, despedidas, formas de tratamento - Escrita formal e informal Perguntas/respostas pessoais - Pedidos /respostas de informação - Preenchimento de documentos escritos
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A1, Livre de l’élève. Paris : Hachette.
Berthet, A. ; Daill, E. (2012). Alter Ego + A1, Cahier d’activités. Paris : Hachette.
Delaunay, B. ; Laurent, N. (2019). Bescherelle. La grammaire pour tous. Paris : Rodopi.
Escoufier, D. ; Gomy, C. ; Min, K.T. (2018). Communication progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Fournier, J. ; Laborde, G. (1983). Le mot et l’idée français-portugais, portugais-français. Paris : Ophrys.
Miquel, C. ; Goliot-Leté, A. (2011). Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Miquel, C. (2011). Vocabulaire progressive du français - niveau débutant. Paris : Clé International.
Dictionnaire Bilingue ou Unilingue, Larousse/Le Robert.
RFI Savoirs, Apprendre & enseigner le français, https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner.
TV5 Monde, Langue française, https://langue-francaise.tv5monde.com/