Literatura Espanhola Moderna e Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011906
Área Científica
Literatura Espanhola
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Para cada tema específico, serão apresentados e analisados os grandes textos doutrinários e críticos coevos, recorrendo-se a uma estratégia comparatista e interartística, que permita integrar a literatura espanhola no seu contexto epocal europeu. Serão igualmente comentados nas aulas, com a colaboração dos alunos, excertos das obras literárias de leitura obrigatória. Haverá também recurso à internet e apresentação de excertos de documentários ou de adaptações das obras.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno saiba caracterizar, no final do semestre, a especificidade estética e ideológica do Romantismo espanhol e da narrativa realista e naturalista, relacionando-os com o contexto histórico-social em que foram gerados. Deve igualmente conhecer e compreender a pluralidade cultural e linguística de Espanha. No que respeita ao século XX, pretende-se que, através da literatura, o aluno adquira conhecimentos básicos sobre a evolução da sociedade e da cultura espanholas no século XX, nomeadamente sobre a conflitualidade social que esteve na origem da sangrenta Guerra Civil. Deverá conhecer os principais grupos geracionais que existiram na literatura espanhola do século novecentista, e mais especificamente algumas das obras literárias mais importantes desse século. Será também sublinhada a inter-relação entre as diversas formas artísticas, particularmente no contexto cultural da Vanguarda.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve quadro da evolução política, económica, social e cultural em Espanha durante os séculos XVIII, XIX e XX.

2. O Romantismo na literatura espanhola. O renascimento do galego e do catalão como línguas literárias. A poesia e o teatro românticos.

3. O Realismo e o Naturalismo: clarificação dos dois conceitos. O romance naturalista em Espanha. A produção crítica e ensaística.

4. A crise de 98 e as suas possíveis repercussões literárias. A “geração de 98” e o Modernismo. Estratégias de alteridade e mistificação literária. A renovação novecentista da lírica e do drama espanhóis. Diálogo interartístico.

5. Vanguarda e tradição na “geração de 27”. Estudo da obra de autores representativos do Modernismo, da Vanguarda e da geração de 27.

Docente(s) responsável(eis)

Almerinda Maria do Rosário Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bernal Salgado, J. L.; Lama, M. Ángel, eds. (2009). José de Espronceda en su centenario. Mérida: Editora Regional de Extremadura.

Bobes Naves, M. del C. (1985). Teoría general de la novela: semiología de “La Regenta”. Madrid: Gredos.

Lourenço, A. Apolinário (1995). Identidade e alteridade em Fernando Pessoa e Antonio Machado. Coimbra: Angelus Novus.

Lourenço, A. Apolinário (2005). Estudos de Literatura Comparada Luso-Espanhola. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.

Lourenço, A. Apolinário (2005). Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica. Coimbra: Mar da Palavra.

Navas Ruiz, R. (1982). El romanticismo español. 3.ª ed. Madrid: Cátedra.

Mayoral, Marina, coord. (1989). Estudios sobre Los Pazos de Ulloa. Madrid: Cátedra.

Miñambres Sánchez, N. (1991). Valle-Inclán y García Lorca en el teatro del siglo XX. Madrid: Anaya.

Sesé, Bernard (1990). Claves de Antonio Machado. Madrid: Espasa.

Villanueva, Darío (2005). Valle-Inclán, novelista del modernismo. Valencia: Tirant lo Bl