Literatura Espanhola Moderna e Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011906
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Para cada tema específico, serão apresentados e analisados os grandes textos doutrinários e críticos coevos, recorrendo-se a uma estratégia comparatista e interartística, que permita integrar a literatura espanhola no seu contexto epocal europeu. Serão igualmente comentados nas aulas, com a colaboração dos alunos, excertos das obras literárias de leitura obrigatória. Haverá também recurso à internet e apresentação de excertos de documentários ou de adaptações das obras.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno saiba caracterizar, no final do semestre, a especificidade estética e ideológica do Romantismo espanhol e da narrativa realista e naturalista, relacionando-os com o contexto histórico-social em que foram gerados. Deve igualmente conhecer e compreender a pluralidade cultural e linguística de Espanha. No que respeita ao século XX, pretende-se que, através da literatura, o aluno adquira conhecimentos básicos sobre a evolução da sociedade e da cultura espanholas no século XX, nomeadamente sobre a conflitualidade social que esteve na origem da sangrenta Guerra Civil. Deverá conhecer os principais grupos geracionais que existiram na literatura espanhola do século novecentista, e mais especificamente algumas das obras literárias mais importantes desse século. Será também sublinhada a inter-relação entre as diversas formas artísticas, particularmente no contexto cultural da Vanguarda.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve quadro da evolução política, económica, social e cultural em Espanha durante os séculos XVIII, XIX e XX.

2. O Romantismo na literatura espanhola. O renascimento do galego e do catalão como línguas literárias. A poesia e o teatro românticos.

3. O Realismo e o Naturalismo: clarificação dos dois conceitos. O romance naturalista em Espanha. A produção crítica e ensaística.

4. A crise de 98 e as suas possíveis repercussões literárias. A “geração de 98” e o Modernismo. Estratégias de alteridade e mistificação literária. A renovação novecentista da lírica e do drama espanhóis. Diálogo interartístico.

5. Vanguarda e tradição na “geração de 27”. Estudo da obra de autores representativos do Modernismo, da Vanguarda e da geração de 27.

Docente(s) responsável(eis)

Almerinda Maria do Rosário Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bernal Salgado, J. L.; Lama, M. Ángel, eds. (2009). José de Espronceda en su centenario. Mérida: Editora Regional de Extremadura.

Bobes Naves, M. del C. (1985). Teoría general de la novela: semiología de “La Regenta”. Madrid: Gredos.

Lourenço, A. Apolinário (1995). Identidade e alteridade em Fernando Pessoa e Antonio Machado. Coimbra: Angelus Novus.

Lourenço, A. Apolinário (2005). Estudos de Literatura Comparada Luso-Espanhola. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.

Lourenço, A. Apolinário (2005). Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica. Coimbra: Mar da Palavra.

Navas Ruiz, R. (1982). El romanticismo español. 3.ª ed. Madrid: Cátedra.

Mayoral, Marina, coord. (1989). Estudios sobre Los Pazos de Ulloa. Madrid: Cátedra.

Miñambres Sánchez, N. (1991). Valle-Inclán y García Lorca en el teatro del siglo XX. Madrid: Anaya.

Sesé, Bernard (1990). Claves de Antonio Machado. Madrid: Espasa.

Villanueva, Darío (2005). Valle-Inclán, novelista del modernismo. Valencia: Tirant lo Bl