Literatura Espanhola Moderna e Contemporânea
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2021-2022
01011906
Área Científica do Menor
Português
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Para cada tema específico, serão apresentados e analisados os grandes textos doutrinários e críticos coevos, recorrendo-se a uma estratégia comparatista e interartística, que permita integrar a literatura espanhola no seu contexto epocal europeu. Serão igualmente comentados nas aulas, com a colaboração dos alunos, excertos das obras literárias de leitura obrigatória. Haverá também recurso à internet e apresentação de excertos de documentários ou de adaptações das obras.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno saiba caracterizar, no final do semestre, a especificidade estética e ideológica do Romantismo espanhol e da narrativa realista e naturalista, relacionando-os com o contexto histórico-social em que foram gerados. Deve igualmente conhecer e compreender a pluralidade cultural e linguística de Espanha. No que respeita ao século XX, pretende-se que, através da literatura, o aluno adquira conhecimentos básicos sobre a evolução da sociedade e da cultura espanholas no século XX, nomeadamente sobre a conflitualidade social que esteve na origem da sangrenta Guerra Civil. Deverá conhecer os principais grupos geracionais que existiram na literatura espanhola do século novecentista, e mais especificamente algumas das obras literárias mais importantes desse século. Será também sublinhada a inter-relação entre as diversas formas artísticas, particularmente no contexto cultural da Vanguarda.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Breve quadro da evolução política, económica, social e cultural em Espanha durante os séculos XVIII, XIX e XX.
2. O Romantismo na literatura espanhola. O renascimento do galego e do catalão como línguas literárias. A poesia e o teatro românticos.
3. O Realismo e o Naturalismo: clarificação dos dois conceitos. O romance naturalista em Espanha. A produção crítica e ensaística.
4. A crise de 98 e as suas possíveis repercussões literárias. A “geração de 98” e o Modernismo. Estratégias de alteridade e mistificação literária. A renovação novecentista da lírica e do drama espanhóis. Diálogo interartístico.
5. Vanguarda e tradição na “geração de 27”. Estudo da obra de autores representativos do Modernismo, da Vanguarda e da geração de 27.
Docente(s) responsável(eis)
António Apolinário Caetano da Silva Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bernal Salgado, J. L.; Lama, M. Ángel, eds. (2009). José de Espronceda en su centenario. Mérida: Editora Regional de Extremadura.
Bobes Naves, M. del C. (1985). Teoría general de la novela: semiología de “La Regenta”. Madrid: Gredos.
Lourenço, A. Apolinário (1995). Identidade e alteridade em Fernando Pessoa e Antonio Machado. Coimbra: Angelus Novus.
Lourenço, A. Apolinário (2005). Estudos de Literatura Comparada Luso-Espanhola. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.
Lourenço, A. Apolinário (2005). Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica. Coimbra: Mar da Palavra.
Navas Ruiz, R. (1982). El romanticismo español. 3.ª ed. Madrid: Cátedra.
Mayoral, Marina, coord. (1989). Estudios sobre Los Pazos de Ulloa. Madrid: Cátedra.
Miñambres Sánchez, N. (1991). Valle-Inclán y García Lorca en el teatro del siglo XX. Madrid: Anaya.
Sesé, Bernard (1990). Claves de Antonio Machado. Madrid: Espasa.
Villanueva, Darío (2005). Valle-Inclán, novelista del modernismo. Valencia: Tirant lo Bl