Linguística Espanhola 2
0
2024-2025
01011890
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia adotada pressupõe uma participação ativa no desempenho de tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de feedback e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão de exposição oral do docente e trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular o seu conhecimento do sistema linguístico. Os/as estudantes terão de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na aula. Trata-se de um método de ensino centrado nos estudantes, estimulando o diálogo, a participação ativa e o trabalho de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular consiste numa reflexão linguística de sistematização e aprofundamento de conhecimentos e tem em vista os seguintes objetivos:
1) Aprofundar os conhecimentos da linguística espanhola.
2) Adquirir e reforçar conhecimentos de fonética, fonología, ortografia e morfosintaxe do espanhol a partir de uma perspectiva contrastiva com o português.
3) Adquirir e reforçar os conhecimentos sobre a formação de palavras do espanhol a partir de uma perspectiva contrastiva com o português.
4) Desenvolver as seguintes capacidades:
- Análise e reflexão sobre as questões de gramática, fonética, fonologia, ortografia e morfosintaxe da língua espanhola.
- Análise e reflexão sobre as questões relativas à formação de palavras da língua espanhola.
- Comunicação, argumentação e debate crítico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Norma, uso e diversidade do espanhol.
2. Fonética, fonologia e ortografia do espanhol
2.1. Normas de ortografia do espanhol/português
2.2. Fonética contrastiva português/espanhol
2.3. Unidades de análise fonológicas
3. Temas de morfossintaxe
3.1. O substantivo
3.2. Os pronomes
3.3. O verbo
3. 4. Tipos de orações
4. A formação de palavras em espanhol.
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Benítez Burraco, A.; Barceló-Coblinjn. (2015). El origen del lenguaje. Madrid: Síntesis.
Campbell, G. L.; King, G. (2012). Compendium of the World’s Languages. Londres: Routledge.
Christiansen, M. H.; Kirby, S. (2010). Language Evolution. Oxford: Oxford University Press.
Costa, A. (2017). El cerebro bilingüe. La neurociencia del lenguaje. Barcelona: Penguin Random House.
Cuetos, F., J. González Álvarez; M. de Vega. (2015). Psicología del lenguaje. Madrid: Médica Panamericana.
Cuetos. F. (2011). Neurociencia del lenguaje. Madrid: Panamericana.
Duranti, A. (2000). Antropología Lingüística. Madrid: Cambridge University Press.
Harley, T. A. (2008). The Psychology of Language: From date to theory. Hove: Psychology Press.
Moreno Cabrera, J. C. (2015). Multilingüísmo y lenguas en contacto. Madrid: Síntesis.
Moreno Cabrera, J.C. (2013). Cuestiones claves de la lingüística. Madrid: Síntesis.
Moreno Fernández, F. (2009). Principios de sociolingüística y sociología del lenguaje. Madrid: Ariel.