Linguística Espanhola 2

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011890
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia adotada pressupõe uma participação ativa no desempenho de tarefas analíticas no decorrer das aulas, seguidas de feedback e discussão. As atividades desenvolvidas na aula serão de exposição oral do docente e trabalho de pares e pequenos grupos, sendo os/as estudantes encorajados/as a formular o seu conhecimento do sistema linguístico. Os/as estudantes terão de desenvolver trabalho de pesquisa de modo a preparar a sua intervenção em discussões na aula. Trata-se de um método de ensino centrado nos estudantes, estimulando o diálogo, a participação ativa e o trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular consiste numa reflexão linguística de sistematização e aprofundamento de conhecimentos e tem em vista os seguintes objetivos:

1) Aprofundar os conhecimentos da linguística espanhola.

2) Adquirir e reforçar conhecimentos de fonética, fonología, ortografia e morfosintaxe do espanhol a partir de uma perspectiva contrastiva com o português.

3) Adquirir e reforçar os conhecimentos sobre a formação de palavras do espanhol a partir de uma perspectiva contrastiva com o português.

4) Desenvolver as seguintes capacidades:

- Análise e reflexão sobre as questões de gramática, fonética, fonologia, ortografia e morfosintaxe da língua espanhola.

- Análise e reflexão sobre as questões relativas à formação de palavras da língua espanhola.

- Comunicação, argumentação e debate crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Norma, uso e diversidade do espanhol.

2. Fonética, fonologia e ortografia do espanhol

            2.1. Normas de ortografia do espanhol/português

            2.2. Fonética contrastiva português/espanhol

            2.3. Unidades de análise fonológicas

3. Temas de morfossintaxe

            3.1. O substantivo

            3.2. Os pronomes

            3.3. O verbo

            3. 4. Tipos de orações

4. A formação de palavras em espanhol. 

Docente(s) responsável(eis)

Elena Gamazo Carretero

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Benítez Burraco, A.; Barceló-Coblinjn. (2015). El origen del lenguaje. Madrid: Síntesis.

Campbell, G. L.; King, G. (2012). Compendium of the World’s Languages. Londres: Routledge.

Christiansen, M. H.; Kirby, S. (2010). Language Evolution. Oxford: Oxford University Press.

Costa, A. (2017). El cerebro bilingüe. La neurociencia del lenguaje. Barcelona: Penguin Random House.

Cuetos, F.,  J. González  Álvarez; M. de Vega. (2015). Psicología del lenguaje. Madrid: Médica Panamericana.

Cuetos. F. (2011). Neurociencia del lenguaje. Madrid: Panamericana.

Duranti, A. (2000). Antropología Lingüística. Madrid: Cambridge University Press.

Harley, T. A. (2008). The Psychology of Language: From date to theory. Hove: Psychology Press.

Moreno Cabrera, J. C. (2015). Multilingüísmo y lenguas en contacto. Madrid: Síntesis.

Moreno Cabrera, J.C. (2013). Cuestiones claves de la lingüística. Madrid: Síntesis.

Moreno Fernández, F. (2009). Principios de sociolingüística y sociología del lenguaje. Madrid: Ariel.