Espanhol 6

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011873
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Espanhol C1+.

Métodos de Ensino

Análise, comentário e discussão de textos, de imagens e de filmes, apresentações orais, trabalhos individuais escritos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Em consonância com o nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, no final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

- compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê;

- resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente;

- se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Estágio(s)

Não

Programa

Na sequência de Espanhol 5, esta unidade curricular visa conduzir à aquisição de competências na Língua Espanhola correspondentes ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Com atenção sistemática às diferentes competências linguísticas, e com tónica especial na dimensão comunicativa, serão tratadas diferentes temáticas. Cada uma destas áreas temáticas constituirá ainda pretexto para a abordagem de diversos conteúdos linguísticos (gramaticais, fonológicos, funcionais, etc.)

Docente(s) responsável(eis)

Elena Gamazo Carretero

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alonso, R. & otros (2005). Gramática básica del estudiante de español. Barcelona: Difusión.

Borrego, J. & otros (2013). Gramática de referencia para la enseñanza de español. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.

Gómez Torrego, L. (2011). Gramática didáctica del español. Madrid: SM.

Instituto Cervantes (2006). Plan curricular del Instituto Cervantes. Niveles de referencia para el español. Madrid:Instituto Cervantes.

Matte Bon, F. (1996). Gramática comunicativa del español. Madrid: Edelsa.

Martí Sánchez, M.; Penadés Martínez, I. & Ruiz Martínez, A. M. (2008): Gramática española por niveles. Madrid: Edinumen.

Martín Peris, E. & otros (2008). Diccionario de términos CLAVE de ELE. Madrid: SGEL.

Real Academia de la Lengua Española y Asocación de Academias de la Lengua Española (2010). Nueva Gramática de la Lengua Española. Manual. Madrid: Espasa Calpe.

Romero Dueñas, C.; González Hermoso, A. (2011). Gramática del español lerngua extranjera. Madrid: Edelsa.