Espanhol 3

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011849
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível A2+ de espanhol.

Métodos de Ensino

Análise, comentário e discussão de textos, de imagens e de filmes, apresentações orais, trabalhos individuais escritos, trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre pretende-se que o aluno seja capaz de compreender e usar a língua de forma clara e estandardizada no que respeita aos assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.); consiga lidar com a maioria das situações de uso da língua que estuda; seja capaz de produzir um discurso coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; narre experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como seja capaz de expor razões e justificações para a expressão da opinião ou de projetos.

Estágio(s)

Não

Programa

C. GRAMATICAL

- Tempos verbais de indicativo e conjuntivo regular e irregular

- Imperativo (positivo - negativo)

- Verbos pronominales e com preposições

- Conjunções e conectores discursivos

- Perífrases verbais básicas

- Tipos de orações subordinadas: substantivas, condicionais, etc

- Valores do “se”

 

C. LÉXICO

- Verbos de câmbio

- Expressões e frases idiomáticas com SER - ESTAR

- Terminologia da linguagem publicitária, âmbito doméstico…

- Léxico relacionado com sentimentos e estados de ânimo

 

C. FUNCIONAL

 

- Falar sobre as profissões e trabalhos

- Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis

- Dar ordens e sugerir

- Expressar e falar de desejos, sentimentos, gostos e preferências

- Expressar condições, hipóteses, probabilidade e dúvida  / início, término e reiteração de acções

 

C. FONÉTICO-GRAFEMÁTICO

- Regras básicas de pontuação

 

C. CULTURAL

- Diversidade cultural espanhola: música, pintura e literatura espanhola e hispano-americana

Docente(s) responsável(eis)

Susana Salvo Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Alonso, R. & otros (2005). Gramática básica del estudiante de español. Barcelona: Difusión.

Borrego, J. & otros (2013). Gramática de referencia para la enseñanza de español. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.

Gómez Torrego, L. (2011). Gramática didáctica del español. Maddrid: SM.

Instituto Cervantes (2006). Plan curricular del Instituto Cervantes. Niveles de referencia para el español. Madrid:Instituto Cervantes.

Matte Bon, F. (1996). Gramática comunicativa del español. Madrid: Edelsa.

Martí Sánchez, M.; Penadés Martínez, I.; Ruiz Martínez, A. M. (2008). Gramática española por niveles. Madrid: Edinumen.

Martín Peris, E. & otros (2008). Diccionario de términos CLAVE de ELE. Madrid: SGEL.

Real Academia de la Lengua Española y Asocación de Academias de la Lengua Española (2010). Nueva Gramática de la Lengua Española. Manual. Madrid: Espasa Calpe.

Romero Dueñas, C.; González Hermoso, A. (2011). Gramática del español lerngua extranjera. Madrid: Edelsa.