Espanhol 3

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01011849
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível A2+ de espanhol.

Métodos de Ensino

Análise, comentário e discussão de textos, de imagens e de filmes, apresentações orais, trabalhos individuais escritos, trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre pretende-se que o aluno seja capaz de compreender e usar a língua de forma clara e estandardizada no que respeita aos assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.); consiga lidar com a maioria das situações de uso da língua que estuda; seja capaz de produzir um discurso coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; narre experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como seja capaz de expor razões e justificações para a expressão da opinião ou de projectos.

Estágio(s)

Não

Programa

C. GRAMATICAL

- Tempos verbais de indicativo e conjuntivo regular e irregular

- Imperativo (positivo - negativo)

- Verbos pronominales e com preposições

- Conjunções e conectores discursivos

- Perífrases verbais básicas

- Tipos de orações subordinadas: substantivas, condicionais, etc

- Valores do “se”

 

C. LÉXICO

- Verbos de câmbio

- Expressões e frases idiomáticas com SER - ESTAR

- Terminologia da linguagem publicitária, âmbito doméstico…

- Léxico relacionado com sentimentos e estados de ânimo

 

C. FUNCIONAL


- Falar sobre as profissões e trabalhos

- Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis

- Dar ordens e sugerir

- Expressar e falar de desejos, sentimentos, gostos e preferências

- Expressar condições, hipóteses, probabilidade e dúvida  / início, término e reiteração de acções

 

C. FONÉTICO-GRAFEMÁTICO

- Regras básicas de pontuação

 

C. CULTURAL

- Diversidade cultural espanhola: música, pintura e literatura espanhola e hispano-americana.

Docente(s) responsável(eis)

Elena Gamazo Carretero

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Borrego Nieto, J., J. J. Gómez Asencio y E. Prieto de los Mozos (2000): Aspectos del sintaxis del español. Universidad de Salamanca.

Fernández Díaz, R. (1999) Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid: Arco/Libros.

García Santos, J. F. (1993): Sintaxis del español. Nivel de perfeccionamiento. Universidad de Salamanca.

Gil Fernández, J. (2007): Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco Libros.

Matte Bon, F. (1992): Gramática comunicativa del español. Madrid: Difusión.

Martín Peris, E. y otros (2008): Diccionario de términos clave de ELE. Madrid: SGEL.

Poch Olivé, D. (1999): Fonética para aprender español: Pronunciación. Madrid: Editorial Edinumen.

Portolés Lázaro, J. (2004): Pragmática para hispanistas. Madrid: Editorial Síntesis.

VVAA (2006): Gramática básica del estudiante de español. Madrid: Difusión.

Real Academia Española (2009): Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe.