Espanhol 3
0
2015-2016
01011849
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nível A2+ de espanhol.
Métodos de Ensino
Análise, comentário e discussão de textos, de imagens e de filmes, apresentações orais, trabalhos individuais escritos, trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre pretende-se que o aluno seja capaz de compreender e usar a língua de forma clara e estandardizada no que respeita aos assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.); consiga lidar com a maioria das situações de uso da língua que estuda; seja capaz de produzir um discurso coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; narre experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como seja capaz de expor razões e justificações para a expressão da opinião ou de projectos.
Estágio(s)
NãoPrograma
C. GRAMATICAL
- Tempos verbais de indicativo e conjuntivo regular e irregular
- Imperativo (positivo - negativo)
- Verbos pronominales e com preposições
- Conjunções e conectores discursivos
- Perífrases verbais básicas
- Tipos de orações subordinadas: substantivas, condicionais, etc
- Valores do “se”
C. LÉXICO
- Verbos de câmbio
- Expressões e frases idiomáticas com SER - ESTAR
- Terminologia da linguagem publicitária, âmbito doméstico…
- Léxico relacionado com sentimentos e estados de ânimo
C. FUNCIONAL
- Falar sobre as profissões e trabalhos
- Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis
- Dar ordens e sugerir
- Expressar e falar de desejos, sentimentos, gostos e preferências
- Expressar condições, hipóteses, probabilidade e dúvida / início, término e reiteração de acções
C. FONÉTICO-GRAFEMÁTICO
- Regras básicas de pontuação
C. CULTURAL
- Diversidade cultural espanhola: música, pintura e literatura espanhola e hispano-americana.
Docente(s) responsável(eis)
Elena Gamazo Carretero
Maria Fátima Gayoso Gómez
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Borrego Nieto, J., J. J. Gómez Asencio y E. Prieto de los Mozos (2000): Aspectos del sintaxis del español. Universidad de Salamanca.
Fernández Díaz, R. (1999) Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid: Arco/Libros.
García Santos, J. F. (1993): Sintaxis del español. Nivel de perfeccionamiento. Universidad de Salamanca.
Gil Fernández, J. (2007): Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco Libros.
Matte Bon, F. (1992): Gramática comunicativa del español. Madrid: Difusión.
Martín Peris, E. y otros (2008): Diccionario de términos clave de ELE. Madrid: SGEL.
Poch Olivé, D. (1999): Fonética para aprender español: Pronunciación. Madrid: Editorial Edinumen.
Portolés Lázaro, J. (2004): Pragmática para hispanistas. Madrid: Editorial Síntesis.
VVAA (2006): Gramática básica del estudiante de español. Madrid: Difusión.
Real Academia Española (2009): Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe.