Espanhol 2
0
2024-2025
01011838
Lingua Espanhola
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Espanhol 1.
Métodos de Ensino
Os diversos conteúdos serão integrados em unidades didácticas coerentes com uma temática integradora que permita aprendê-los em contexto. As aulas integrarão uma parte expositiva de apresentação de conteúdos, e de resolução de dúvidas, onde poderão caber atividades práticas; a seguir, os alunos, numa parte mais prática, tentarão aplicar em diversas tarefas os conteúdos da aula em questão, relacionando-os e integrando-os com conhecimentos prévios. Haverá igualmente atividades de aprendizagem por descoberta, para desenvolvimento da autonomia do/a estudante.
Resultados de Aprendizagem
No final deste semestre pretende-se que o aluno tenha adquirido competências de comunicação que lhe permitam aprofundar o desenvolvimento das quatro competências comunicativas (compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita); compreender e produzir enunciados coerentes de diversa natureza adequados a seu nível; descrever e narrar experiências e acontecimentos passados; falar de planos e acontecimentos futuros assim como iniciar o aluno na reflexão metalinguística do espanhol como segunda ou língua estrangeira.
Estágio(s)
NãoPrograma
CONT. GRAMATICAL
Indicativo: Pret. mais-que-perfeito, Futuro imperfeito e Condicional simples
Conjuntivo: Presente
Imperativo
Preposições e conjunções
Perífrasis verbais: aspectuais, obligatoriedade, incoactivas
Acentuação
Pronomes átonos de OD e OI; pronomes tónicos. Colocação
Ser / estar / haber
CONT. LÉXICO
Expressões temporais de acções habituais no passado
Expressões de cortesia
Meios de transporte, alojamentos, viagens;
Estados físicos, doenças e remédios;
A casa;
Locuções adverbiais de espaço e tempo.
CONT. FUNCIONAL
Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis;
Dar ordens e sugerir;
Expressar preferências;
Expressar a obrigação;
Expressar acordo e desacordo;
No médico;
Falar e descrever a casa;
CONT. FONÉTICO
Entoação das orações imperativas afirmativas e negativas;
Ditongos, tritongos e hiatos;
CONT. CULTURAL
Divisão geográfica de Espanha, estereótipos;
Diversidade cultural espanhola e hispano-americana.
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Projecto: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Aragonés L., Palencia R. (2009). Gramática de uso del español. Teoría y práctica con solucionario. Niveles A1-A2. SM, Madrid.
Corpas, J., Garmendia A., Soriano C., Sans N. (2013): Aula Internacional 2. Curso de Español. Nueva Edición. Difusión, Barcelona.
Martín Peris, Ernesto (1997): Gente; Difusión.
Moreno, Concha (2009), Temas de gramática – Nivel superior, 7ª Edición, SGEL S.A, Madrid.
Moreno, Concha (2007), Gramática – Básico, A1 Anaya S.A, Madrid.
Moreno, Concha et alii (2005) Avance curso de espanhol – nível básico;
nível básico-intermedio 4ª ed. SGEL, S.A., Madrid.
Real Academia de la Lengua Española y Asociación de Academias (2010) Nueva gramática de la
lengua española – Manual; Espasa Libros S.L.U., Madrid.
Serralde, B., Casarejos E. y López M. (2019). Vitamina A2. SGEL. Madrid.
AA.VV. (2006) Gran diccionario de uso del español actual. SGEL, S.A., Madrid.