Espanhol 2

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011838
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Espanhol 1

Métodos de Ensino

Os diversos conteúdos serão integrados em unidades didácticas coerentes com uma temática integradora que permita aprendê-los em contexto. As aulas integrarão uma parte expositiva de apresentação de conteúdos, e de resolução de dúvidas, onde poderão caber atividades práticas; a seguir, os alunos, numa parte mais prática, tentarão aplicar em diversas tarefas os conteúdos da aula em questão, relacionando-os e integrando-os com conhecimentos prévios. Haverá igualmente atividades de aprendizagem por descoberta, para desenvolvimento da autonomia do/a estudante.

Resultados de Aprendizagem

No final deste semestre pretende-se que o aluno tenha adquirido competências de comunicação que lhe permitam aprofundar o desenvolvimento das quatro competências comunicativas (compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita); compreender e produzir enunciados coerentes de diversa natureza adequados a seu nível; descrever e narrar experiências e acontecimentos passados; falar de planos e acontecimentos futuros assim como iniciar o aluno na reflexão metalinguística do espanhol como segunda ou língua estrangeira.

Estágio(s)

Não

Programa

CONT. GRAMATICAL

Indicativo: Pret. mais-que-perfeito, Futuro imperfeito e Condicional simples

Conjuntivo: Presente

Imperativo

Preposições e conjunções

Perífrasis verbais: aspectuais, obligatoriedade, incoactivas

Acentuação

Pronomes átonos de OD e OI; pronomes tónicos. Colocação

Ser / estar / haber

CONT. LÉXICO

Expressões temporais de acções habituais no passado

Expressões de cortesia

Meios de transporte, alojamentos, viagens;

Estados físicos, doenças e remédios;

A casa;

Locuções adverbiais de espaço e tempo.

CONT. FUNCIONAL

Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis;

Dar ordens e sugerir;

Expressar preferências;

Expressar a obrigação;

Expressar acordo e desacordo;

No médico;

Falar e descrever a casa;

CONT. FONÉTICO

Entoação das orações imperativas afirmativas e negativas;

Ditongos, tritongos e hiatos;

 CONT. CULTURAL

Divisão geográfica de Espanha, estereótipos;

Diversidade cultural espanhola e hispano-americana

Docente(s) responsável(eis)

Rebeca Castañer Berenguer

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

  • Bueso, Isabel (2007) Prisma, Comienza (A1) – Continúa (A2); Edinumen; Madrid.
  • Álvarez Martínez, Mª Ángeles (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Anaya; Madrid.
  • Martín Peris, Ernesto (1997): Gente; Difusión.
  • Moreno, Concha (2009), Temas de gramática – Nivel superior, 7ª Edición, SGEL S.A, Madrid.
  • Moreno, Concha (2007), Gramática – Básico, A1 Anaya S.A, Madrid.
  • Moreno, Concha et alii (2005) Avance curso de espanhol – nível básico;
    nível básico-intermedio
    4ª ed. SGEL, S.A., Madrid.
  • Real Academia de la Lengua Española y Asociación de Academias (2010) Nueva gramática de la
    lengua española – Manual
    ; Espasa Libros S.L.U., Madrid.
  • AA.VV. (2006) Gran diccionario de uso del español actual. SGEL, S.A., Madrid.