Espanhol 2
0
2018-2019
01011838
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Espanhol 1
Métodos de Ensino
Os diversos conteúdos serão integrados em unidades didácticas coerentes com uma temática integradora que permita aprendê-los em contexto. As aulas integrarão uma parte expositiva de apresentação de conteúdos, e de resolução de dúvidas, onde poderão caber atividades práticas; a seguir, os alunos, numa parte mais prática, tentarão aplicar em diversas tarefas os conteúdos da aula em questão, relacionando-os e integrando-os com conhecimentos prévios. Haverá igualmente atividades de aprendizagem por descoberta, para desenvolvimento da autonomia do/a estudante.
Resultados de Aprendizagem
No final deste semestre pretende-se que o aluno tenha adquirido competências de comunicação que lhe permitam aprofundar o desenvolvimento das quatro competências comunicativas (compreensão oral e escrita e expressão oral e escrita); compreender e produzir enunciados coerentes de diversa natureza adequados a seu nível; descrever e narrar experiências e acontecimentos passados; falar de planos e acontecimentos futuros assim como iniciar o aluno na reflexão metalinguística do espanhol como segunda ou língua estrangeira.
Estágio(s)
NãoPrograma
CONT. GRAMATICAL
Indicativo: Pret. mais-que-perfeito, Futuro imperfeito e Condicional simples
Conjuntivo: Presente
Imperativo
Preposições e conjunções
Perífrasis verbais: aspectuais, obligatoriedade, incoactivas
Acentuação
Pronomes átonos de OD e OI; pronomes tónicos. Colocação
Ser / estar / haber
CONT. LÉXICO
Expressões temporais de acções habituais no passado
Expressões de cortesia
Meios de transporte, alojamentos, viagens;
Estados físicos, doenças e remédios;
A casa;
Locuções adverbiais de espaço e tempo.
CONT. FUNCIONAL
Falar de acções presentes, passadas, futuras e prováveis;
Dar ordens e sugerir;
Expressar preferências;
Expressar a obrigação;
Expressar acordo e desacordo;
No médico;
Falar e descrever a casa;
CONT. FONÉTICO
Entoação das orações imperativas afirmativas e negativas;
Ditongos, tritongos e hiatos;
CONT. CULTURAL
Divisão geográfica de Espanha, estereótipos;
Diversidade cultural espanhola e hispano-americana
Docente(s) responsável(eis)
Rebeca Castañer Berenguer
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
- Bueso, Isabel (2007) Prisma, Comienza (A1) – Continúa (A2); Edinumen; Madrid.
- Álvarez Martínez, Mª Ángeles (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Anaya; Madrid.
- Martín Peris, Ernesto (1997): Gente; Difusión.
- Moreno, Concha (2009), Temas de gramática – Nivel superior, 7ª Edición, SGEL S.A, Madrid.
- Moreno, Concha (2007), Gramática – Básico, A1 Anaya S.A, Madrid.
- Moreno, Concha et alii (2005) Avance curso de espanhol – nível básico;
nível básico-intermedio 4ª ed. SGEL, S.A., Madrid. - Real Academia de la Lengua Española y Asociación de Academias (2010) Nueva gramática de la
lengua española – Manual; Espasa Libros S.L.U., Madrid. - AA.VV. (2006) Gran diccionario de uso del español actual. SGEL, S.A., Madrid.