Espanhol 1
0
2025-2026
01011827
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O método a utilizar consistirá em atividades teórico-práticas que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, leitura obrigatória de um livro, compreensão oral e escrita, temas de redação.
Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição por parte do professor
- Observação e análise contrastivo de exemplos práticos
- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos
- Resolução de tarefas por parte dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Iniciar o aluno no estudo das componentes morfo-sintácticas, fonéticas, lexicais e funcionais do espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua. Iniciar o aluno estudo das quatro competências comunicativas: compreensão e expressão escritas, e compreensão e expressão orais. Colocar o aluno em contacto com situações linguísticas reais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Artigo, substantivo e adjetivo
Preposições e conjunções
Presente indicativo
Pretérito perfeito indicativo
Indefinido indicativo
Imperfeito indicativo
Verbos gustar, encantar, preferir e molestar
Gerúndio e particípio
Pronomes e adjetivos
Perífrases verbais
Muy/mucho
Dados pessoais
Dias da semana, meses e estações
Os números
A hora
Países, capitais e gentílicos
Profissões
A família
Corpo humano e traços físicos e de carácter
Cores
Vestuário e complementos
Indicadores espaciais e temporais
También/tampoco/a mí sí/a mí no/bastante/poco/nada/nadie
Cumprimentar e despedir-se
Apresentar-se.
Descrever objetos e pessoas
Expressar gostos e preferências
Falar de ações presentes e passadas
Aspeto formal e informal do diálogo
Sistema vocálico e consonântico
Entoação das orações declarativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas
Regras de ortografia
Países de língua espanhola
Diversidade linguística espanhola
Docente(s) responsável(eis)
Ana Patrícia Rossi Jiménez
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Alonso et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Niveles A1-A2-B1. Madrid: Difusión.
Alonso Zarza, A. & Fernández Alarcón, F. (2011). Las preposiciones. Madrid: Edinumen.
Álvarez Martínez et al. (2010). Curso intensivo A2. Madrid: Anaya.
Andión Herrero, A. et al. (2018). Actividades para el MCER A1. Madrid: En Clave ELE.
Conejo, E. & Tonnelier, B. (2018). Cuadernos de gramática española A1. Barcelona: Difusión.
Fernández rodríguez, L. (2017). Compresión escrita (A1-A2). Madrid: En clave ELE.
Frunz Giménez, J. et al. (2018). Actividades para el MCER A2. Madrid: En Clave ELE.
García Muñoz, R. et al. (2018). Expresión oral (A1-A2). Madrid: En clave ELE.
Gil Fernández, J. (2007). Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/Libros.
Pérez-Andújar, M. (2017). Comprensión oral (A1-A2). Madrid: En clave ELE.
Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2009). Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa.