Espanhol 1

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01011827
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O método a utilizar consistirá em atividades teórico-práticas que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, leitura obrigatória de um livro, compreensão oral e escrita, temas de redação.

Os métodos de ensino poderão abranger:

- Exposição por parte do professor

- Observação e análise contrastivo de exemplos práticos

- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos

- Resolução de tarefas por parte dos alunos.    

Resultados de Aprendizagem

Iniciar o aluno no estudo das componentes morfo-sintácticas, fonéticas, lexicais e funcionais do espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua. Iniciar o aluno estudo das quatro competências comunicativas: compreensão e expressão escritas, e compreensão e expressão orais. Colocar o aluno em contacto com situações linguísticas reais. 

Estágio(s)

Não

Programa

Artigo, substantivo e adjetivo

Preposições e conjunções

Presente indicativo 

Pretérito perfeito indicativo 

Indefinido indicativo

Imperfeito indicativo

Verbos gustar, encantar, preferir e molestar

Gerúndio e particípio

Pronomes e adjetivos

Perífrases verbais

Muy/mucho

Dados pessoais

Dias da semana, meses e estações

Os números

A hora

Países, capitais e gentílicos

Profissões

A família

Corpo humano e traços físicos e de carácter

Cores

Vestuário e complementos

Indicadores espaciais e temporais

También/tampoco/a mí sí/a mí no/bastante/poco/nada/nadie

Cumprimentar e despedir-se

Apresentar-se.

Descrever objetos e pessoas

Expressar gostos e preferências

Falar de ações presentes e passadas

Aspeto formal e informal do diálogo

Sistema vocálico e consonântico

Entoação das orações declarativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas

Regras de ortografia

Países de língua espanhola

Diversidade linguística espanhola  

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Aznar Juan

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Alonso et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Niveles A1-A2-B1. Madrid: Difusión.

Alonso Zarza, A. & Fernández Alarcón, F. (2011). Las preposiciones. Madrid: Edinumen.

Álvarez Martínez et al. (2010). Curso intensivo A2. Madrid: Anaya.

Andión Herrero, A. et al. (2018). Actividades para el MCER A1. Madrid: En Clave ELE.

Conejo, E.  &  Tonnelier, B. (2018). Cuadernos de gramática española A1. Barcelona: Difusión.

Fernández rodríguez, L. (2017). Compresión escrita (A1-A2). Madrid: En clave ELE.

Frunz Giménez, J. et al. (2018). Actividades para el MCER A2. Madrid: En Clave ELE.

García Muñoz, R. et al. (2018). Expresión oral (A1-A2). Madrid: En clave ELE.

Gil Fernández, J. (2007). Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica. Madrid: Arco/Libros.

Pérez-Andújar, M. (2017). Comprensión oral (A1-A2). Madrid: En clave ELE.

Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2009). Nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa.