Espanhol 1

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011827
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O método a utilizar consistirá em atividades teórico-práticas que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, leitura obrigatória de um livro, compreensão oral e escrita, temas de redação.

Os métodos de ensino poderão abranger:

- Exposição por parte do professor

- Observação e análise contrastivo de exemplos práticos

- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos

- Resolução de tarefas por parte dos alunos.   

Resultados de Aprendizagem

Iniciar o aluno no estudo das componentes morfo-sintácticas, fonéticas, lexicais e funcionais do espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua. Iniciar o aluno estudo das quatro competências comunicativas: compreensão e expressão escritas, e compreensão e expressão orais. Colocar o aluno em contacto com situações linguísticas reais.

Estágio(s)

Não

Programa

Artigo, substantivo e adjetivo
Preposições e conjunções

Presente indicativo 
Pretérito perfeito indicativo  
Indefinido indicativo
Imperfeito indicativo

Verbos gustar, encantar, preferir e molestar

Gerúndio e particípio

Pronomes e adjetivos

Perífrases verbais

Muy/mucho

Dados pessoais

Dias da semana, meses e estações
Os números
A hora
Países, capitais e gentílicos
Profissões

A família
Corpo humano e traços físicos e de carácter
Cores
Vestuário e complementos
Indicadores espaciais e temporais

También/tampoco/a mí sí/a mí no/bastante/poco/nada/nadie

Cumprimentar e despedir-se
Apresentar-se.
Descrever objetos e pessoas
Expressar gostos e preferências
Falar de ações presentes e passadas

Aspeto formal e informal do diálogo
Sistema vocálico e consonântico
Entoação das orações declarativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas
Regras de ortografia
Países de língua espanhola
Diversidade linguística espanhola. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Aznar Juan

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Projecto: 20.0%
Mini Testes: 70.0%

Bibliografia

Ahern, A. (2008). El subjuntivo: contextos y efectos. Madrid: Arco/Libros.

Bosque, I. (1990). Indicativo y subjuntivo. Madrid: Taurus Universitaria.

Bosque, I. y Demonte V. (1999). Gramática descriptiva de la lengua española, Madrid: Espasa-Calpe.

Fernández, J. (1999). Curso Intensivo de Español, Ejercicios Prácticos, N. Elemental e Intermedio, Madrid: Sgel.

Gil Fernández, J. (2007). Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica, Madrid: Arco/Libros.

González Hermoso, A. (1997). Gramática de Español Lengua Extranjera. Curso Práctico, Madrid: Edelsa.

Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2009). Nueva gramática de la lengua española, Madrid: Espasa.

Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2010). Ortografía, Madrid: Espasa.

Rubio, P. (1990): Verbos españoles conjugados. Madrid: Sgel.

Sanz Juez, A. (1999). Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Madrid: Arco/Libros.