Espanhol 1
0
2018-2019
01011827
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O método a utilizar consistirá em atividades teórico-práticas que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, leitura obrigatória de um livro, compreensão oral e escrita, temas de redação.
Os métodos de ensino poderão abranger:
- Exposição por parte do professor
- Observação e análise contrastivo de exemplos práticos
- Pesquisa e apresentação por parte dos alunos
- Resolução de tarefas por parte dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Iniciar o aluno no estudo das componentes morfo-sintácticas, fonéticas, lexicais e funcionais do espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua. Iniciar o aluno estudo das quatro competências comunicativas: compreensão e expressão escritas, e compreensão e expressão orais. Colocar o aluno em contacto com situações linguísticas reais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Artigo, substantivo e adjetivo
Preposições e conjunções
Presente indicativo
Pretérito perfeito indicativo
Indefinido indicativo
Imperfeito indicativo
Verbos gustar, encantar, preferir e molestar
Gerúndio e particípio
Pronomes e adjetivos
Perífrases verbais
Muy/mucho
Dados pessoais
Dias da semana, meses e estações
Os números
A hora
Países, capitais e gentílicos
Profissões
A família
Corpo humano e traços físicos e de carácter
Cores
Vestuário e complementos
Indicadores espaciais e temporais
También/tampoco/a mí sí/a mí no/bastante/poco/nada/nadie
Cumprimentar e despedir-se
Apresentar-se.
Descrever objetos e pessoas
Expressar gostos e preferências
Falar de ações presentes e passadas
Aspeto formal e informal do diálogo
Sistema vocálico e consonântico
Entoação das orações declarativas, afirmativas, exclamativas e interrogativas
Regras de ortografia
Países de língua espanhola
Diversidade linguística espanhola.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Luísa Aznar Juan
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Projecto: 20.0%
Mini Testes: 70.0%
Bibliografia
Ahern, A. (2008). El subjuntivo: contextos y efectos. Madrid: Arco/Libros.
Bosque, I. (1990). Indicativo y subjuntivo. Madrid: Taurus Universitaria.
Bosque, I. y Demonte V. (1999). Gramática descriptiva de la lengua española, Madrid: Espasa-Calpe.
Fernández, J. (1999). Curso Intensivo de Español, Ejercicios Prácticos, N. Elemental e Intermedio, Madrid: Sgel.
Gil Fernández, J. (2007). Fonética para profesores de español: de la teoría a la práctica, Madrid: Arco/Libros.
González Hermoso, A. (1997). Gramática de Español Lengua Extranjera. Curso Práctico, Madrid: Edelsa.
Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2009). Nueva gramática de la lengua española, Madrid: Espasa.
Real Academia Española & Asociación de Academias de la Lengua Española (2010). Ortografía, Madrid: Espasa.
Rubio, P. (1990): Verbos españoles conjugados. Madrid: Sgel.
Sanz Juez, A. (1999). Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Madrid: Arco/Libros.