Culturas Hispano-Americanas
0
2021-2022
01011816
Área Científica do Menor
Espanhol
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Análise, comentário e discussão de textos, de imagens e de filmes, apresentações orais, trabalhos individuais escritos, trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Trata-se de uma introdução à história social e artística da sociedade Hispano-americana a partir do momento da descoberta e conquista da América (s. XV), a formação / consolidação das colónias (ss. XV-XIX) até a independência (XIX). Não se pode deixar de considerar as culturas pré-colombianas, neste estudo, uma vez que o fenómeno mais proeminente será a miscigenação em todos os níveis. Através de apresentações da professora, apresentações dos alunos, leituras de textos literários representativos (em seus vários géneros) e de informação (contextual) e material audiovisual será explorada, entre outros, os seguintes aspectos culturais: a história e a vida quotidiana, as instituições políticas e religiosas, a arte (pintura e arquitetura) e a literatura.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Império Espanhol no Novo Mundo (uma síntese)
1.1 A chegada europeia às Índias Ocidentais
1.2 O continente: América (o nome)
1.3 A conquista (México) / a história da conquista (Tenochtitlán).
1.4 Cristóbal Colón. Hernán Cortés.
2. Conquista, colonização e administração da América (e as Leis das Indias).
2.1 Bernal Díaz del Castillo (Historia verdadeira)
3. A história mestiça El Inca Garcilaso de la Vega.
3.1 A epopeia indígena/espanhola.
3.2 O dilema moral da conquista (Alonso de Ercilla)
4. O debate sobre a humanidade dos indígenas.
4.1 A defesa dos índiosndios (Fray Bartolomé las Casas. Juan Ginés de Sepúlveda)
5. Colonia(lismo)
5.1 México colonial.
5.2 La defesa / apología da mulher (Sor Juana Inés de la Cruz)
6. A(s) independência(s)
6.1 As Américas independentizando-se de....
6.2 O sonho da unidade americana
6.3 Simón Bolívar
6.4 Andrés Bello
7. Identidade latino-americana Martí (Versos sencillos)
Docente(s) responsável(eis)
Elena Gamazo Carretero
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alcántara, M. & Mariani, S. (Eds). (2016). La política va al cine. España: Editorial Tecnos.
Alcántara, M. & Mariani, S.(2018). La política es de cine. Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, España.
CEPAL. (2011). Protección social inclusiva en América Latina. Una mirada, un enfoque de derechos. Santiago de Chile: CEPAL.
Comisión Para América Latina y El Caribe (2010): Panorama Social de América Latina 2010. Santiago de Chile: CEPAL.
Dabène, O. (2000). América Latina en el siglo XX. Madrid: Síntesis.
Gómez Pellón, E. (2012). Sobre contigüidades epistemológicas: antropología e historia”, Anthropos, 235, 84-96.
Malamud, C. (2010). Populismos latinoamericanos. Los tópicos de ayer, de hoy y de siempre. Oviedo: Ed. Nobel.
Reid, M. (2009). El continente olvidado. La lucha por el alma de América Latina. Barcelona: Belacqua.
Saint-Upery, Marc (2008), El sueño de Bolívar. El desafío de las izquierdas sudamericanas. Barcelona: Paidós.