Literaturas de Língua Alemã – Temas Contemporâneos

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011791
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Estudo das Literaturas de Língua Alemã; Literaturas de Língua Alemã e Estudos Comparados.

Métodos de Ensino

Além de momentos expositivos por parte do/a docente, destinados a propiciar o enquadramento necessário, tratar-se-á, no fundamental, de procurar abrir espaços de reflexão em torno dos textos selecionados. Recorrer-se-á, assim, a i) exercícios orais e escritos de análise e comentário textual (a realizar individualmente ou em grupo), ii) apresentações orais dos estudantes sobre conceitos, autores, figuras, etc., iii) discussões conjuntas sobre os itens em questão.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, os/as alunos/as deverão

1. ter consolidado a sua capacidade de leitura e de análise e estar em condições de perceber criticamente a relação entre os textos literários e os contextos políticos e sociais;

2. estar familiarizados/as com autores e textos relevantes de língua alemã, de acordo com os temas escolhidos em cada ano lectivo;

3. estar em condições de identificar com segurança e de abordar de um ponto de vista analítico diferentes géneros literários, técnicas de composição, estruturas textuais e aspectos temáticos;

4. ter aperfeiçoado os seus conhecimentos de alemão e a sua capacidade de expressão em português.

Estágio(s)

Não

Programa

A uc incide sobre autores/as e textos representativos das literaturas de expressão alemã desde meados do século XX até ao presente. Visa proporcionar um conjunto de referências marcantes, ao mesmo tempo que se organiza segundo eixos temáticos (por ex.: memória e violência, ciência e sociedade, globalização e multiculturalidade, etc.). O programa poderá variar de edição para edição, consoante o/a docente responsável, mas a uc terá como base os seguintes itens: 

1. Consideração da situação política, económica, social e cultural dos países de língua alemã nas épocas em causa;

2. Análise de textos literários e programáticos;

3. Reflexão sobre modos e géneros literários;

4. Estudo de textos de autores como P. Celan, W. Borchert, H. Böll, B. Brecht, F. Dürrenmatt, M. Frisch, H. M. Enzensberger, I. Bachmann, P. Weiss, G. Grass, Ch. Wolf, Th. Bernhard, B. Schlink, U. Timm, D. Grünbein, entre outros.

Sempre que pertinente, as aulas incluirão o visionamento de material audiovisual.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Gil Rodrigues da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Participação nas aulas: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Balzer, B., Mertens, V. (1990). Deutsche Literatur in Schlaglichtern. Mannheim: Meyers Lexikonverlag.

Barner, W. (Hg.) (2006). Geschichte der deutschen Literatur von 1945 bis zur Gegenwart (2. akt. und erweit. Aufl.). München: Beck.

Bellmann, W., Hummel, Ch. (Hg.) (2012). Deutsche Kurzprosa der Gegenwart. Stuttgart: Reclam.

Beutin, W. et al. (1994). História da Literatura Alemã das Origens à Actualidade. Lisboa: Cosmos.

Grange, W. (2009). Historical Dictionary of Postwar German Literature. Lanham, Md.: Scarecrow Press.

Kohl, K., Robertson, R. (eds.) (2006). A History of Austrian Literature. 1918-2000. Rochester: Camden House.

Korte, H. (1989). Geschichte der deutschen Lyrik seit 1945. Stuttgart: Metzler.

Rothmann, K. (2014). Kleine Geschichte der deutschen Literatur (20. durchges. und erw. Aufl.). Stuttgart: Reclam.

Wellbery, D. E. et al. (ed.) (2004). A New History of German Literature. Cambridge: Harvard UP.