Literatura de Língua Alemã – Temas Contemporâneos

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011791
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias a utilizar centram-se no objectivo de desenvolver a autonomia crítica dos/as alunos/as. Assim, além de momentos expositivos por parte do/a docente destinados a propiciar o enquadramento necessário, tratar-se-á, no fundamental, de procurar abrir espaços de reflexão em torno dos textos seleccionados. Recorrer-se-á, assim, a exercícios orais e escritos de análise e comentário textual, responsabilizando também alunos/as individualmente por apresentações orais (de conceitos, autores, figuras, obras).

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, os/as alunos/as deverão

1. ter consolidado a sua capacidade de leitura e de análise e estar em condições de perceber criticamente a relação entre os textos literários e os contextos políticos e sociais;

2. estarem familiarizados/as com autores e textos relevantes de língua alemã, de acordo com os temas escolhidos em cada ano lectivo;

3. estar em condições de identificar com segurança e de abordar de um ponto de vista analítico diferentes géneros literários, técnicas de composição, estruturas textuais e aspectos temáticos;

4. ter aperfeiçoado os seus conhecimentos de alemão e a sua capacidade de expressão em Português.

Estágio(s)

Não

Programa

A UC incide sobre autores/as e textos de língua alemã representativos das literaturas de expressão alemã. Visa proporcionar um conjunto de referências marcantes, ao mesmo tempo que se organiza segundo eixos temáticos. No ano lectivo de 2015-2016, o tema principal será “memória e violência”:

1. a situação política, económica, social e cultural dos países de língua alemã no imediato pós-guerra;

2. tendências principais da literatura das primeiras décadas depois de 1945;

3. análise de textos literários e programáticos;

4. reflexão sobre modos e géneros literários;

5. estudo de textos de autores como W. Borchert, H. Böll, G. Eich, B. Brecht, F. Dürrenmatt, M. Frisch, M. L. Kaschnitz, A. Seghers, N. Sachs, P. Celan, H. M. Enzensberger, I. Bachmann, P. Weiss, Ch. Wolf, Th. Bernhard, entre outros.

Sempre que pertinente, as aulas incluirão o visionamento de material audiovisual.

Docente(s) responsável(eis)

António Joaquim Coelho de Sousa Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

— Balzer, B.; Mertens, V. (1990), Deutsche Literatur in Schlaglichtern. Mannheim: Meyers Lexikonverlag.

— Beutin, W. et al. (1994), História da Literatura Alemã das Origens à Actualidade. Lisboa: Cosmos.

― Barner, W. (org.) (1994), Geschichte der deutsche Literatur von 1945 bis zur Gegenwart. München: Beck.

― Grange, W. (2009), Historical Dictionary of Postwar German Literature. Lanham, Md.: Scarecrow Press.P

― Kohl, K.; Robertson, R. (orgs.) (2006), A History of Austrian Literature. 1918-2000. Rochester: Camden House.

― Korte, H. (1989), Geschichte der deutschen Lyrik seit 1945. Stuttgart: Metzler.

― Wellbery, D. E. et al. (org.) (2004), A New History of German Literature. Cambridge: Harvard UP.