Introdução à Linguística

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011774
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1) exposição por parte do/a docente, com recurso a documentos em suporte eletrónico;

2) diálogo com os alunos;

3) discussão de textos previamente lidos pelos estudantes, para ilustração/debate de diversos tópicos do programa e desenvolvimento de competências de leitura crítica. 

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os/as estudantes deverão ser capazes de:

(i) reconhecer os debates gerais sobre a linguagem humana verbal enquanto fenómeno simultaneamente biológico, mental e sociocultural;

(ii) reconhecer e distinguir algumas propriedades subjacentes à especificidade, diversidade e multiplicidade de línguas naturais;

(iii) conhecer dinâmicas e mecanismos de funcionamento das línguas enquanto sistemas complexos;

(iv) saber distinguir entre a descrição e a explicação de fenómenos linguísticos, mediante a referência a diferentes escolas de pensamento linguístico e às diversas abordagens de um mesmo fenómeno;

(iv) ter desenvolvido competências de leitura crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta disciplina, explicita-se o papel central da linguagem verbal na comunicação, interação, organização social e cognição humanas. Neste contexto, será levada a cabo uma reflexão contextualizada sobre as propriedades e características da linguagem humana verbal e descrever-se-á o funcionamento sistémico, formal e funcional das línguas naturais bem como a variação regional, social, contextual, individual e histórica que lhes é inerente.

Far-se-á igualmente referência à terminologia e aos fundamentos teórico-metodológicos específicos das Ciências da Linguagem, entre as ciências naturais e as ciências sociais e humanas. A distinção dos diversos planos de descrição e explicação linguística será objeto de uma apresentação de caráter necessariamente propedêutico, contextualizado com uma breve reflexão sobre o pensamento linguístico ocidental e a construção dos Estudos Linguísticos como disciplina científica. 

Docente(s) responsável(eis)

Rute Isabel Fernandes Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Carvalho, J. G. H. de (1986). Teoria da Linguagem. Natureza do Fenómeno Linguístico e a Análise das Línguas (vol. I e II). Coimbra: Coimbra Editora.

Crystal, D. (2005). How Language Works. London: Penguin.

Fromkin, V. & Rodman, R. (1993). Introdução à Linguagem (I. Casanova, Trad.). Coimbra: Almedina.

Fromkin, V., Rodman, R. & Hyams, N. (2018). An Introduction to Language (11th ed.). Boston: Cengage.

Faria, I. H., Pedro, E. R., Duarte, I. & Gouveia, C. A. M. (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Mateus, Mª H. M. & Villalva, A. (2006). O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.

Mateus, Mª H. M. & Cardeira, E. (2007). Norma e Variação. Lisboa: Caminho.

Mateus, Mª H. M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E. B. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A. C., Segura, L. & Mendes, A. (Orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Yule, G. (2010). The Study of Language (4th ed.). Cambridge: CUP