Cultura dos Países de Língua Alemã – séculos XIX e XX
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2022-2023
01011737
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A abordagem diacrónica que subjaz à unidade curricular será repartida em momentos de maior pendor expositivo (assegurados ora pela docente, ora pelos estudantes) e momentos de discussão conjunta de textos e documentos vários relacionados com os temas em apreço.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular “Cultura dos Países de Língua Alemã – Séculos XIX e XX” visa familiarizar os estudantes com as principais características dos países de expressão alemã nos séculos indicados, tendo sempre em atenção o contexto mais vasto da cultura europeia da época.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. identificar e comentar textos e outros documentos relativos aos núcleos temáticos da disciplina;
2. relacionar os vários contextos culturais dos países de língua alemã, pensando-os de forma crítica e com capacidade de perspectivação histórica;
3. analisar e apresentar as problemáticas tratadas, mostrando autonomia intelectual, poder de síntese, capacidade de argumentação e elevada competência na expressão oral e escrita;
4. mostrar que desenvolveram atitudes de curiosidade e de rigor intelectuais, bem como um pensamento crítico e emancipado.
Estágio(s)
NãoPrograma
Aspectos da cultura dos países de língua alemã de meados do século XIX a meados do século XX
1. A unificação alemã e a “era de Bismarck”. O Império Austro-Húngaro.
2. A arte na segunda metade do século: o Realismo Poético ou Realismo Burguês; o Naturalismo.
3. A “Era Guilhermina”.
4. A evolução artística: Modernismo e Expressionismo.
5. A Primeira Guerra Mundial. A Suíça.
6. A República Austríaca. A República Alemã.
7. A experimentação estética e o papel sociopolítico da arte nos anos 20.
8. Hitler e o Nacional-Socialismo.
9. A Segunda Guerra Mundial.
10. O início da “Guerra Fria” e a formação dos dois Estados alemães.
O programa pode variar de edição para edição, consoante a/o docente responsável pela unidade curricular.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 25.0%
Participação nas discussões, breves apresentações orais de textos e outros documentos: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Beller, S. (2007). A Concise History of Austria. Cambridge: Cambridge University Press.
Beutin, W. et al. (1993-94). História da Literatura Alemã das Origens à Actualidade. Lisboa: Apáginastantas, Cosmos.
Burns, R. (ed.) (1995). German Cultural Studies. An Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Kitchen, M. (2006). A History of Modern Germany. 1800-2000. Malden (MA): Blackwell.
Martelo, D. (2013). Origens da Grande Guerra. Rumo às Trincheiras. Percurso Político-Militar (1871-1914). Lisboa: Sílabo.
Müller, H. (2002). Schlaglichter der deutschen Geschichte. Bonn: bpb.
Opitz, A. et al. (1998). Sociedade e Cultura Alemãs. Lisboa: Univ. Aberta.
Scheidl, L., Melo, I. A., Ribeiro, A. S. (1996). Dois Séculos de História Alemã. Política, Sociedade e Cultura (3.ª ed.). Coimbra: Minerva.