Literatura Comparada

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011726
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso privilegiará dinâmicas de descoberta, partindo da prática da comparatística para a reflexão teórica sobre a disciplina, os seus métodos, abordagens, problemas e possibilidades, tendo como fulcro obras literárias de um espectro alargado de contextos no confronto com obras literárias de outros contextos culturais e/ou temporais, obras de outras artes  ou documentos de outras disciplinas. Recorrer-se-á a traduções portuguesas sempre que os conhecimentos de língua não permitirem o acesso aos originais.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso, o aluno deverá: ter um conhecimento básico sobre o conceito, os métodos, os instrumentos, os problemas e as possibilidades das diferentes vertentes disciplinares da Literatura Comparada; compreender os estudos comparatísticos no âmbito de diferentes abordagens teóricas dos estudos literários; ter desenvolvido a sua capacidade de análise e crítica literária numa perspectiva comparatista.

Estágio(s)

Não

Programa

“Histórias de Guerras”: A guerra é terreno fértil para interrogar “limites” - da identidade do Eu e do Outro, de culturas inimigas ou aliadas, diferenças nas “fronteiras” do sexo, nação ou raça, de conceitos como violência, opressão, resistência, memória, trauma, e da sua representação estética. A Literatura Comparada surge como a disciplina que pretende cruzar fronteiras, explorando os limites. A partir de narrativas de guerra (séc. XX e XXI), pretende-se descobrir as diversas perspetivas adotadas pelos estudos comparatísticos no diálogo entre culturas, disciplinas e artes. Falar-se-á de imagologia, receção, tradução, gender studies, estudos culturais e pós-coloniais. Trabalhar-se-á o texto literário, e sobre este na encruzilhada com o filme, a pintura e a fotografia; a literatura infantil e a banda desenhada; trabalhar-se-á sobre o Norte, o Sul, o Ocidente, o Oriente, numa primeira abordagem à Literatura como Literatura do Mundo.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Adichie, C. N. (2009). Meio Sol Amarelo. Lisboa: Asa.

Aguiar, C. (2007). Braço Tatuado. Retalhos da Guerra Colonial. Lisboa: D. Quixote

Couto, M.(11992). Terra Sonâmbula. Lisboa: Caminho

Djebar, A. (2008), A Mulher Sem Sepultura. Mafra: Círculo de Leitores

Jorge, L. (142004). A Costa dos Murmúrios. Lisboa: D. Quixote.

Klüger, R. (2005). Paisagens da memória: autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. S. Paulo Editora.

Levi, P. 2001. Se Isto é Um Homem. Lisboa: Teorema.